Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante à não promoção da cultura de adoção no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto “Cidadanias mutiladas”, os cidadãos alcançam a plena eficácia quando têm os direitos do corpo social, em sua totalidade, homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que crianças e adolescentes perdem a esperança num futuro com uma família e casais têm seu sonho de adotar anulados. Desta forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, a ausência de uma educação que valorize tal cultura potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo Kant, o ser humano é fruto da educação que recebe. Desse modo, percebe-se o quanto a sociedade, que nasce de uma educação sem qualidade, acaba por desprezar esses problemas e excluir tais grupos: os que estão disponíveis à adoção e os que querem adotar. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência d ações sociais efetivas, no que tange a reversão desse contexto, fragilizando, assim, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater a escassez de educação, visto que é uma das causas principais dos desafios à promoção da cultura de adoção.
Diante de tal exposto, vê-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, o Estado — em sua função de promotor do bem-estar social — promover educação que exponha os valores e benefícios da cultura de adoção, por meio de ensino escolar, seja público ou privado, e palestras públicas. Tal ação, terá como finalidade erradicar as dificuldades da promoção da cultura de adoção. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos atenuar a cegueira moral que permeia essa questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada