Avatar do usuário
Por giovannafifi
Quantidade de postagens
#124982
A Constituição Federal de 1988, principio de ordem jurídica do país, assegura no art. 6, os direitos sociais dos cidadãos. De maneira contraditória, é evidente que a atual realidade brasileira apresenta-se com um impasse no que diz respeito à efetivação desses direitos, manifestada através da persistência dos desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil. Destarte, não só a carência de visibilidade, mas também a omissão estatal aprofundam essa questão no país.
Sob esse viés, Jean-Paul Sartre, em sua obra "O Ser e o Nada", desenvolveu o conceito de "acomodação social", segundo o qual há alguns fatos delicados excluídos da apreciação coletiva e se tornam temas invisíveis. Por certo, a falta de estímulo ao debate – na mídia, escola e família – a respeito da cultura de adoção, tornam as pessoas indiferentes ao assunto, visto que não demonstram sua insatisfação para mudar este cenário, acomodando-se com o problema. Dessa forma, devido à carência de visibilidade no âmbito midiático, a problemática se mantém no Brasil.
Outrossim, cabe ressaltar a omissão estatal como um fator primordial. Acerca disso, é oportuno rememorar o conceito desenvolvido por Zygmunt Bauman, de "Instituição Zumbi", tal qual o Estado perdeu a sua função social, mas manteve a qualquer custo a sua forma. Por conseguinte, o poder público brasileiro se enquadra na teoria, enquanto não impõe políticas públicas efetivas capazes de garantir adoções rápidas e sem excesso de trâmites administrativos. Logo, enquanto as autoridades forem negligentes, órfãos terão de conviver com esse óbice.
Portanto, é fulcral a necessidade de providências para combater a invisibilidade e inoperância estatal. Para isso, cabe ao governo, realizar palestras e simpósios sobre a importância de adotar independente da idade, cor e gênero. Além disso, é de extrema importância que as autoridades cumpram corretamente suas leis. Feito isso, será possível a concretização dos preceitos contidos na constituição cidadã.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
103 Exibições
por ElCarecon
0 Respostas 
123 Exibições
por claracather4
0 Respostas 
64 Exibições
por AnaCarol18
1 Respostas 
88 Exibições
por Dacar
0 Respostas 
61 Exibições
por Hellenara
0 Respostas 
53 Exibições
por Hellenara
4 Respostas 
216 Exibições
por Casey12
5 Respostas 
116 Exibições
por RayaneSC
0 Respostas 
45 Exibições
por Thaamaceda
0 Respostas 
42 Exibições
por Thaamaceda

De acordo com o inquérito 641%, dos inquer[…]

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM