Precipuamente, é indubitável o negligente exercício comunicativo sobre a cultura de adoção no país, a qual fomenta a narrativa exclusiva que problematiza o assunto. Dessarte, o poder informacional é explicitado por Paulo Freire, quando exclama que a comunicação é a fundamental medida para resolver o, em outras palavras, o diálogo propõe a ferramenta necessária para entender um óbice, pela apresentação multilateral sobre a escolha, por exemplo, em adotar um jovem, entretanto o não subsídio do Estado para essa temática fornece a escolha e desejo irracional da população.
Ademais, como supracitado, a carência legislativa quanto a importância de promoção da cultura de adoção não fornece a estrutura capacitiva para isso, pois, segundo Jean Jacques Rousseau, a aplicação de medidas cabíveis para a população deve emanar do desejo geral de todos. Em continuidade, ou seja, a não participação ouvinte para ambos os lados nesse acolhimento promove a estabilização do problema e não verificação de satisfação desses cidadãos brasileiros, cabendo a governança tomar atitudes para resolução.
Urge, que medidas sejam realizadas de modo a amparar os afetados dessa situação. Sob esse aspecto, o Estado – principal órgão atuante - deve promover programas legislativos ao auxílio educacional e informacional, através da elaboração de sanções protetivas a área adotiva, com a finalidade de desconstruir os obstáculos que envolvem acolher crianças e adolescentes, para que assim, seja possível inserção desse grupo na sociedade. Por isso, o Brasil estaria mais próximo de concretizar a narrativa descrita por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.