A princípio, o Brasil, possui 4,9 mil menores para adoção e cerca de 42 mil pessoas que planejam adotar uma criança. Entretanto, por mais que, à primeira vista, o número de pessoas que pretendem adotar pareça alto, suas exigências são análogas e lineares: crianças, brancas, menores de 2 anos, não portadoras de deficiências e sem irmãos. Diminuindo drasticamente o número de crianças que terão a chance de ser adotadas e fomentando a exclusão social, racismo estrutural, e preconceito para com as crianças que não se encaixam no padrão almejado. Além do mais, tais contextos influenciam também no comportamento dos não adotados, os quais ficarão constantemente frustrados, possibilitando a ocorrência de problemas neurológicos.
Outrossim, a burocracia quanto ao processo é um problema decorrente enfrentado pelas pessoas que adotam ou pretendem adotar. Em conformidade com a teoria do Colapso do Compromisso Social, os indivíduos se tornam indiferentes a partir do momento que seus esforços não são o suficiente para promover um progresso significativo, o que os leva a desilusão; associando-a ao sentimento dos futuros pais, a quais se desiludem perante a demora do processo, conduzidos a possível renúncia.
Isto posto, para que os problemas sejam amenizados, os Ministério da Cidadania e Educação, devem, respectivamente, promover campanhas de conscientização no que tange aos padrões estabelecidos as crianças, e romper pré-conceitos, desde as instituições primárias (como pré-escolas), em consideração a influência da educação na infância. Ademais, a atuação dos interlocutores de informação, em prol do assunto supracitado, é favorável devido sua importância na contemporaneidade. Não somente, o Estado deve atentar-se quanto a burocracia estatal, fornecer auxílio as instituições de adoção, assim como saúde preventiva (tanto física quanto mental) aos menores. A partir disso, os desafios mencionados serão amenizados. John Lennon prediz: "Ninguém ganha a não ser que todo mundo ganhe".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada