Diante desse cenário, é necessário aprofundar o comportamento social. Nesse sentido na obra "Cândido ou o Otimismo", Voltaire faz uma crítica a sociedade das aparências, em que o otimismo interfere na reflexão e camufla a dura realidade. Sob essa linha de raciocínio, é possível traçar um paralelo entre o preconceito e a aceitação de adotados na família e a afirmação do escritor, pois essa temática também mascara algo real: muitas vezes são julgados e vistos como marginalizados. Desse modo cada vez mais a adoção dificulta. Com efeito, deixar de analisar a interação geral intensifica o viés.
Além disso, é importante destacar o fator governamental. A esse respeito, em "O Leviatã", Thomas Hobbes defende a ideia de que, em troca de segurança e bem-estar, todos deveriam entregar a sua liberdade a um governo. No entanto, no Estado Brasileiro contemporâneo, as precárias condições de orfanatos e burocracia nos processos de adoção não atende ao ideal do autor. Isso porque, os processos para adoção podem levar anos e faz com que não haja a cultura da adoção por conta da dificuldade e demora na adoção. Dessarte, as autoridades competentes têm papel fundamental na percepção do revés.
Depreende-se, portanto, que a cultura da adoção precisa de atenção e visibilidade. Logo, o Ministério das Comunicações, por meio da coparticipação de canais de alta audiência deverá elucidar o assunto. Com isso, de maneira mais detalhada, assistentes sociais no canal de transmissão, deverão responder às dúvidas sobre todo o processo de adoção. Destarte, a finalidade será orientar os espectadores a respeito do funcionamento e desenvolvimento do processo de adoção e cobrar atenção do governo acerca da demora e burocracia para realizar adoção. Efetuado esses pontos, com a Criticidade de Voltaire e a legalidade proposta por Rosseau, o Brasil viverá o bem-estar proposto por Hobbies e os desafios para a adoção serão superados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada