Primordialmente, é fulcral denotar ausência de auxílios do Governo em relação ao impasse para a valorização do cenário de adoção no Brasil. Prova disso, é que segundo o UOL, "o Brasil tem efetivamente 4,9 mil menores esperando por adoção e 42.546 pessoas ou casais que pretendem adotar uma criança." Certamente, esses números mostram como a burocracia exagerada para adotar tem sido um obstáculo para o surgimento de novas famílias, com tanto tempo de espera, surge o risco das crianças crescerem e perderem seus direitos de adoção. Assim, sendo crítico e essencial que o Poder Público venha combater esse impasse e restaurar a autoestima dos menores.
Por conseguinte, presencia-se a crucialidade na citação da desorganização dos órgãos responsáveis para adoção. Segundo o diagnóstico do Conselho Nacional de Justiça, "43,5% das ações de adoção foram concluídas em mais de 240 dias, sendo que o normal por lei é até 120." Assim, pode-se notar a escassez de organização e rigidez com as leis impostas judicialmente, tornando os pequenos, impotentes de conquistar um novo laço familiar.
Depreende-se, portanto, a essencialidade de combater os desafios supracitados. Para isso, É necessário que a Máquina Pública - órgão responsável pela administração estadual - crie campanhas de conscientização através dos canais de comunicações, com intuito de alcançar a estabilidade e a finalidade suprema dos serviços de adoção por todo o Brasil. Desse modo, o governo poderá colocar em prática seu contrato social e trazer para sociedade uma maior credibilidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.