Nesse cenário, em primeiro plano é preciso atentar a burocracia legal presente na questão, prova disso recai que o estatuto da criança e do adolescente (ECA) estabelece um prazo máximo para conclusão da ação de adoção de 120 dias, mas segundo um diagnóstico do CNJ cerca de 43,5% das adoções foram concluídas em 240 dias como consequência disto temos várias crianças e adolescentes sem serem adotados pois o processo de adoção é dificultoso.
Outrossim, são as exigências feitas pelos adotantes sendo crianças menores de 2 anos brancas e sem qualquer tipo de deficiência o que impossibita a adoção de crianças e adolescentes que não se encaixam neste padrão considerando que o Brasil possuí 4,9 mil menores esperando por adoção e 42.546 (dados tirados do site mundo escola), ou seja, o número de adotantes supera a quantidade de pessoas a serem adotadas porém não é todos que se encaixam em suas preferências.
Diante dos argumentos apresentados é necessário que o governo flexibilize o processo legal de adoção e também que por meio dos meios de comunicação haja uma campanha de incentivo a adoção de crianças fora dos parâmetros estabelecidos, desta maneira podemos superar os desafios da adoção no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.