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Por Esdras
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Na série “Anne with an’E”, é retratado a trajetória da órfã Anne que, após passar por diversos lares provisórios e ser vítima de abusos, encontrou na prática da literatura, um refúgio mental. Ao longo da trama, a narrativa revela a importância da prática à leitura para desenvolvimento de vocabulário, imaginação e ideias. Fora da ficção, esse recurso ainda é limitado à população de baixa renda devido a elitização do acesso aos livros e a falta de incentivo por parte dos educadores.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que, a lei instituída pelo Congresso Nacional, assegura ao cidadão o direito de acesso e pleno uso do livro. No entanto, esse recurso não é garantido à população pobre e de classe média, devido aos preços exacerbados aplicado sobre o produto e uma política nacional errônea que privilegia as camadas altas da sociedade. Essa elitização é identificada na Idade Média em que, a Igreja Católica, detentora do poder político na época, se aproveitava do grande índice de analfabetismo para restringir o acesso aos livros e manipular a verdade, tornando o povo escravo intelectualmente e por conseguinte, a prática a leitura, um desafio.
Como consequência dessa elitização no Brasil que exclui as camadas mais pobre da sociedade do acesso pleno ao conhecimento e cultura através da literatura, se observa uma vulnerabilidade das escolas públicas em repassar de forma correta, o incentivo aos alunos, que veem à leitura como algo obrigatório, contrastando com o pensamento do filósofo Platão, que diz que o conhecimento imposto a força, não permanece na alma por muito tempo. Logo, a deficiência dos educadores em repassar corretamente a leitura, reflete na sociedade brasileira atual.
Portanto, fica evidente a importância da leitura para uma sociedade mais culta e a necessidade de praticar esse recurso. Nesse contexto, urge que o Ministério da Educação com o Governo Federal, promova um maior acesso ao conhecimento, por meio da instalação de bibliotecas públicas e redução dos preços abusivos do material à venda, afim de possibilitar às camadas baixas da sociedade o acesso ilimitado do material. Somente assim, será possível estabelecer a pratica da leitura, para que crianças como Anne, consigam vivenciar o mundo literário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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