Em primeira análise, vale salientar a importância da leitura na formação e no desenvolvimento do ser humano. Segundo o filósofo John Locke, nós nascemos como uma folha em branco, e somos preenchidos ao longo do tempo, através de nossas experiências. Sob tal viés, é necessário ressaltar o papel da literacia na construção social e intelectual do indivíduo. Entretanto, o que se observa, é a ausência de apoio por parte das famílias, que agem de maneira negligente, inviabilizando assim, o contato imprescindível para com os livros. Por conseguinte, muitas crianças crescem sem compreender os benefícios de uma vida com leitura, e pior, acabam por não preeencher corretamente as suas folhas.
Outrossim, é imperativo pontuar que o não reconhecimento desse déficit, reforça os obstáculos já existentes dessa problemática. Nessa perspectiva, muitas vezes, os percalços encontrados na busca por um livro, se tornam um dos principais agentes de segregação entre sujeito e obra. Em outras palavras: "No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho." conforme dito pelo escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Uma vez que, sem conseguir chegar até os livros, não tem como estabelecer um relacionamento com eles. Dessa maneira, as "pedras" acabam impossibilitando muitos brasileiros de cruzarem o caminho do conhecimento.
Portanto, para que se supere tais desafios, é mister que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, através de creches e escolas, enfatizem a relevância da leitura por meio de um material destinado às famílias, a fim de que tal prática seja explicada e introduzida no dia-a-dia das crianças. Paralelo a isso, tais órgãos também devem construir uma biblioteca móvel, disponível em todas as cidades, com o objetivo de facilitar o caminho até os livros nas áreas de mais difícil acesso. Dessa forma, crianças como a pequena Matilda serão mais comuns e terão mais oportunidades que a mesma.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.