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Por wagner123
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#42671
O filme futurista "Fahrenheit 451" retrata um cenário distópico integralmente tecnológico o qual era repressivo em relação a prática da leitura e esta oposição, consequentemente, gerou indivíduos muitas vezes passiveis a atos criminosos pela ausência de uma visão de mundo crítica através dos livros. Fora da ficção, no Brasil, evidencia-se situação semelhante visto que com a falta de incentivo familiar aos jovens e com a crescente demanda do uso de ferramentas virtuais fornecedoras de leituras rasas e superficiais, torna-se possível afirmar que o mundo caótico e desordenado presente na obra cinematográfica está cada vez mais próximo caso não haja mudanças.

Em primeiro lugar, o incentivo familiar é base para o desenvolvimento do hábito de leitura em jovens e , por conseguinte, nos adultos do futuro. Nessa perspectiva, segundo dados do Programa Internacional da Avaliação dos Estudantes (Pisa), é na infância em que se adquirem os costumes e hábitos na vida adulta pelo fato o qual as crianças, em geral, não criam preconceitos reverberados pela sociedade como por exemplo, a perda de tempo com a leitura. Sob este viés, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim em sua teoria sobre os processos de socialização, emerge a família a qual corresponde à primeira formação e a inserção social dos jovens e , por isso, deve compreender e disseminar a importância da leitura entre seus membros precocemente a fim de conceber indivíduos mais críticos e impedir as influências estigmatizadas posteriormente aprendidas quanto ao ato de ler, criando assim, um mundo diferente de "Fahrenheit 451".

Ademais, a ascensão tecnológica retarda ou até mesmo interrompe o contato com os livros e o entendimento das incoerências sociais pela superficialidade de textos e histórias presentes nesta. Sendo assim,indivíduos ao se depararem , na minoria das vezes, com textos extensos nas redes sociais imediatamente os ignoram e assim, não desenvolvem capacidades como interpretar e refletir sobre o que leem as quais são fundamentais para a compreensão das desigualdades sociais e da luta por seus direitos. Em vista disso, conforme o filósofo grego Aristóteles, a abstração da prática na vida humana elucida a ideia de estagnação de comportamentos viciantes e maléficos. Logo, se a sociedade continuar negando a prática da leitura, provavelmente, ficará estagnada com as mesmas atitudes e injustiças já atualmente cometidas.

Depreende-se, portanto, a necessidade do ato de ler para a harmonia social humana. Devido a isso, urge que o Ministério da Cidadania juntamente com o da Tecnologia promovam a criação de um programa com o tema "Leitura é a navegação dos mistérios da realidade", o qual disponibilizará bibliotecas itinerantes dispersas em instituições públicas com a presença de livros sobre assuntos relacionados com a respectiva área de atuação dessas sedes, a fim de desenvolver o senso crítico nos cidadãos e um mundo mais pacífico e menos hostil. Somente assim, a realidade criminosa e caótica retratada no filme Fahrenheit 451 não se concretizará como verídica em detrimento de uma mais habituada com a leitura e com a capacidade de refletir e tomar decisões em favor do bem comum.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por Ashiley
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#42773
@wagner123

Erros
Correção dos erros
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
O filme futurista "Fahrenheit 451" retrata um cenário distópico integralmente tecnológico o qual era repressivo em relação a prática da leitura e esta oposição, consequentemente, gerou indivíduos muitas vezes passiveis a atos criminosos pela ausência de uma visão de mundo crítica através dos livros. Fora da ficção, no Brasil, evidencia-se situação semelhante visto que com a falta de incentivo familiar aos jovens e com a crescente demanda do uso de ferramentas virtuais fornecedoras de leituras rasas e superficiais, torna-se possível afirmar que o mundo caótico e desordenado presente na obra cinematográfica está cada vez mais próximo caso não haja mudanças.
:arrow: Boa introdução, nada a falar!

Desenvolvimento 1
Em primeiro lugar, o incentivo familiar é base para o desenvolvimento do hábito de leitura em jovens e , por conseguinte, nos adultos do futuro. Nessa perspectiva, segundo dados do Programa Internacional da Avaliação dos Estudantes (Pisa), é na infância em que se adquirem os costumes e hábitos na vida adulta pelo fato o qual as crianças, em geral, não criam preconceitos reverberados pela sociedade como por exemplo, a perda de tempo com a leitura. Sob este viés, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim em sua teoria sobre os processos de socialização, emerge a família a qual corresponde à primeira formação e a inserção social dos jovens e , por isso, deve compreender e disseminar a importância da leitura entre seus membros precocemente a fim de conceber indivíduos mais críticos e impedir as influências estigmatizadas posteriormente aprendidas quanto ao ato de ler, criando assim, um mundo diferente de "Fahrenheit 451".
:arrow: Não é necessário usar dois repertórios, um já basta. Ficou um parágrafo um pouco desorganizado também a meu ver, mas está bom sim!

Desenvolvimento 2
Ademais, a ascensão tecnológica retarda ou até mesmo interrompe o contato com os livros e o entendimento das incoerências sociais pela superficialidade de textos e histórias presentes nesta. Sendo assim,indivíduos ao se depararem , na minoria das vezes, com textos extensos nas redes sociais imediatamente os ignoram e assim, não desenvolvem capacidades como interpretar e refletir sobre o que leem as quais são fundamentais para a compreensão das desigualdades sociais e da luta por seus direitos. Em vista disso, conforme o filósofo grego Aristóteles, a abstração da prática na vida humana elucida a ideia de estagnação de comportamentos viciantes e maléficos. Logo, se a sociedade continuar negando a prática da leitura, provavelmente, ficará estagnada com as mesmas atitudes e injustiças já atualmente cometidas.
:arrow: Seu tópico frasal poderia ser mais breve e além disso, você vem inserindo o repertório mais para o final do parágrafo, seria mais bacana inserí-lo depois do tópico frasal e o resto seria sua argumentação.

Conclusão
Depreende-se, portanto, a necessidade do ato de ler para a harmonia social humana. Devido a isso, urge que o Ministério da Cidadania juntamente com o da Tecnologia (agente) promovam a criação de um programa com o tema "Leitura é a navegação dos mistérios da realidade" (ação), o qual disponibilizará bibliotecas itinerantes dispersas em instituições públicas com a presença de livros sobre assuntos relacionados com a respectiva área de atuação dessas sedes (detalhamento), a fim de desenvolver o senso crítico nos cidadãos e um mundo mais pacífico e menos hostil (efeito/finalidade). Somente assim, a realidade criminosa e caótica retratada no filme Fahrenheit 451 não se concretizará como verídica em detrimento de uma mais habituada com a leitura e com a capacidade de refletir e tomar decisões em favor do bem comum.
:arrow: Sua proposta está incompleta, pois falta o meio/modo. 160 na C5!

Bons estudos!
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Por wagner123
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#42795
Olá @Ashiley , tudo certo? Então , muito obrigado pela sua correção e comentários pode ter certeza que você ajudou e muito ao processo rumo ao 1000. Nessa redação, decidi fazer uma organização diferente justamente para tentar focar mais na explicação do tópico frasal e não me prender tanto aos repertórios e fazer um texto pouco argumentado e raso mas assim, perderei nota se tentar organizá-la de modos diferentes como eu fiz?
E outra coisa, sobre os dois repertórios no primeiro desenvolvimento 1, preferi fazer isso como estratégia argumentativa pois afinal é o D1 em que se baseiam as ideias e motivos principais para o problema logo, deve ser o mais explicado e defendido possível mesmo que isso use 2 repertórios. Mas , também não sei se isso causa prejuízos a nota de redação.
E venho contestar um ponto , sobre a conclusão, o meio/modo não seria as bibliotecas itinerantes e sua disseminação?
No mais, gostaria de agradecer mais uma vez e espero contar com você na próxima :D :)
0
Por Ashiley
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#42813
@wagner123, respondendo suas perguntas:
1) Perder nota eu não sei. A correção do ENEM deve ser o máximo possível objetiva, mas sempre tem algum toque de subjetividade (todos somos humanos). Logo, a questão da organização pode depender muito do entendimento de pessoa para pessoa ou então pode até existir algum modo considerado ideal de organização da microestrutura dos parágrafos de desenvolvimento para eles. O que quero te aconselhar é seguir uma ordem como sugestão dessa miscroestrutura: tópico frasal --- repertório --- argumentação. No entanto, é apenas uma sugestão de melhora, você é o autor do seu texto e sabe como quer fazê-lo.
2) Prejuízos por usar dois repertórios em um mesmo parágrafo acredito que não, mas a forma prejudicial é quando você usa os dois, ficando sem espaço para argumentar. O principal é a argumentação, não é necessário usar dois com o intuito de aumentar sua argumentação, pois no geral acontece de você ficar sem linhas para contextualizar, ocorrendo o efeito contrário.
3) As bibliotecas itinerantes e sua disseminação + o complemento, eu entendi como detalhamento. Mas de qualquer forma, sua competência 5 ficaria com 160 por conta da falta de um desses elementos.

Espero ter esclarecido! :D
0
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Por GlendaMorais
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#43294
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários

ATENÇÃO: Cuidado! Sua redção fiicou um pouco grande, acredito que ultrapassou o limite de 30 linhas! Observe isso na próxima!

O filme futurista "Fahrenheit 451" retrata um cenário distópico integralmente tecnológico o qual era repressivo em relação a prática da leitura e esta oposição, consequentemente, gerou indivíduos muitas vezes passiveis ( Passíveis)a atos criminosos pela ausência de uma visão de mundo crítica através dos livros. Fora da ficção, no Brasil, evidencia-se situação semelhante visto que com a falta de incentivo familiar aos jovens e com a crescente demanda do uso de ferramentas virtuais fornecedoras de leituras rasas e superficiais, torna-se possível afirmar que o mundo caótico e desordenado presente na obra cinematográfica está cada vez mais próximo caso não haja mudanças.( Na introdução noto a contextualização, mas não vejo a a presentação do tema. A tese também se faz presente, porém se atente que ela deve ser exposta na última frase da introdução e não período, ficou um pouco grande!)

Em primeiro lugar, o incentivo familiar é base para o desenvolvimento do hábito de leitura em jovens e , por conseguinte, nos adultos do futuro. Nessa perspectiva, segundo dados do Programa Internacional da Avaliação dos Estudantes (Pisa), é na infância em que se adquirem os costumes e hábitos na vida adulta pelo fato o qual as crianças, em geral, não criam preconceitos reverberados pela sociedade como por exemplo, a perda de tempo com a leitura. Sob este viés, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim em sua teoria sobre os processos de socialização, emerge a família a qual corresponde à primeira formação e a inserção social dos jovens e , por isso, deve compreender e disseminar a importância da leitura entre seus membros precocemente a fim de conceber indivíduos mais críticos e impedir as influências estigmatizadas posteriormente aprendidas quanto ao ato de ler, criando assim, um mundo diferente de "Fahrenheit 451".( Nesse desenvolvimento, gosto da sua argumentação e dos dados, mas acredito que você poderia argumentar muito mais sobre o assunto e usar apenas uma base comprovativa para validar sua ideia. Faltou também a arrematação da tese!)


Ademais, a ascensão tecnológica retarda ou até mesmo interrompe o contato com os livros e o entendimento das incoerências sociais pela superficialidade de textos e histórias presentes nesta. Sendo assim,indivíduos ao se depararem , na minoria das vezes, com textos extensos nas redes sociais imediatamente os ignoram e assim, não desenvolvem capacidades como interpretar e refletir sobre o que leem ( vírgula)as quais são fundamentais para a compreensão das desigualdades sociais e da luta por seus direitos( Por que?).. Em vista disso, conforme o filósofo grego Aristóteles, a abstração da prática na vida humana elucida a ideia de estagnação de comportamentos viciantes e maléficos. Logo, se a sociedade continuar negando a prática da leitura, provavelmente, ficará estagnada com as mesmas atitudes e injustiças já atualmente cometidas.( Nesse desenvolvimento só digo que você poderia fazer uma abordagem melhor e mais pertinente. Não está rasa nem delimitada, mas pouco aprofundada!)

Depreende-se, portanto, a necessidade do ato de ler para a harmonia social humana. Devido a isso, urge que o Ministério da Cidadania( Vírgula) juntamente com o da( Coloquialidade!) Tecnologia( Vírgula) ( Agente)promovam a criação de um programa com o tema "Leitura é a navegação dos mistérios da realidade",( Ação) o qual disponibilizará bibliotecas itinerantes dispersas em instituições públicas com a presença de livros sobre assuntos relacionados com a respectiva área de atuação dessas sedes( Detalhamento), a fim de desenvolver o senso crítico nos cidadãos e um mundo mais pacífico e menos hostil( Finalidade). Somente assim, a realidade criminosa e caótica retratada no filme Fahrenheit 451 não se concretizará como verídica em detrimento de uma mais habituada com a leitura e com a capacidade de refletir e tomar decisões em favor do bem comum.( Conclusão boa, porém incompleta!Faltou o Meio da ação!)

Sua redação é muito boa, mas carece de aspectos relevantes para um nota mil. Estude vírgula, argumentação, tese, apresentação de tema e proposta de intervenção.
No amis, é só!
Espero a próxima! :D
A correção de Ashiley também está muito boa, aconselho a seguir também os conselhos dela!

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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Por GlendaMorais
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43296
Sua nota ficou 740!

C1 > 100
C2 > 160
C3 > 120
C4 > 200
C5 > 160

Espero ter ajudado! ;) :D

Paz, mesmo havendo guerra..
Educação, apesar da ignorância...
Amor, ao inves de qualquer ódio...
P.s. A procura dessa amor.... :/ :idea:
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