Em primeiro lugar, o incentivo familiar é base para o desenvolvimento do hábito de leitura em jovens e , por conseguinte, nos adultos do futuro. Nessa perspectiva, segundo dados do Programa Internacional da Avaliação dos Estudantes (Pisa), é na infância em que se adquirem os costumes e hábitos na vida adulta pelo fato o qual as crianças, em geral, não criam preconceitos reverberados pela sociedade como por exemplo, a perda de tempo com a leitura. Sob este viés, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim em sua teoria sobre os processos de socialização, emerge a família a qual corresponde à primeira formação e a inserção social dos jovens e , por isso, deve compreender e disseminar a importância da leitura entre seus membros precocemente a fim de conceber indivíduos mais críticos e impedir as influências estigmatizadas posteriormente aprendidas quanto ao ato de ler, criando assim, um mundo diferente de "Fahrenheit 451".
Ademais, a ascensão tecnológica retarda ou até mesmo interrompe o contato com os livros e o entendimento das incoerências sociais pela superficialidade de textos e histórias presentes nesta. Sendo assim,indivíduos ao se depararem , na minoria das vezes, com textos extensos nas redes sociais imediatamente os ignoram e assim, não desenvolvem capacidades como interpretar e refletir sobre o que leem as quais são fundamentais para a compreensão das desigualdades sociais e da luta por seus direitos. Em vista disso, conforme o filósofo grego Aristóteles, a abstração da prática na vida humana elucida a ideia de estagnação de comportamentos viciantes e maléficos. Logo, se a sociedade continuar negando a prática da leitura, provavelmente, ficará estagnada com as mesmas atitudes e injustiças já atualmente cometidas.
Depreende-se, portanto, a necessidade do ato de ler para a harmonia social humana. Devido a isso, urge que o Ministério da Cidadania juntamente com o da Tecnologia promovam a criação de um programa com o tema "Leitura é a navegação dos mistérios da realidade", o qual disponibilizará bibliotecas itinerantes dispersas em instituições públicas com a presença de livros sobre assuntos relacionados com a respectiva área de atuação dessas sedes, a fim de desenvolver o senso crítico nos cidadãos e um mundo mais pacífico e menos hostil. Somente assim, a realidade criminosa e caótica retratada no filme Fahrenheit 451 não se concretizará como verídica em detrimento de uma mais habituada com a leitura e com a capacidade de refletir e tomar decisões em favor do bem comum.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.