Por renahwi
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" As palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capaz de causar grandes sofrimentos é também de remedia-los" essa frase dita pelo personagem Alvo Dumbledor, da saga Harry Potter, demonstra o poder que as palavras podem ter. Tendo em vista que a escritora da série, J.K.Rowling, revolucionou o mundo literário com a obra podemos imaginar que a maioria dos brasileiros concluio ou concluirá está leitura. Infelizmente essa não é uma realidade tão próxima considerando que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro.
É provado que o hábito da leitura proporciona ao indivíduo benefícios como melhora do raciocínio lógico, da memória, da escrita e do vocabulário e evita doenças como Alzaimer e demência então porque a prática da leitura ainda é um desafio no Brasil?
Temos ciência de o contato que a população brasileira tem com os livros é muito traído, a maioria não lê nem na infância nem na adolescência. Também sabemos que os livros não são produtos baratos.
Portanto medidas são necessárias para resolver o empecilho. O Ministério da educação pode promover eventos nas escolas onde o aluno tenha um contato mais próximo com obras literárias, como feiras do livro, por exemplo.
Ainda nas escolas o ministério de educação em parceria com o governo federal, pode distribuir um livro por mês nas escolas para que os estudantes de baixa renda tenham seu acesso ao mundo literário garantido. Talvez assim os brasileiros aprendam que as palavras são nossa inesgotável fonte de magia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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