#66880
O Art. 6º da Constituição Federal Brasileira de 1988, tende o direito à saúde como princípio básico a todos cidadãos. Entretanto, no Brasil, a vacina não é rigorosamente distribuída, visto que, parte da sociedade sofre com a falta de informação. Além disso, esse descaso dar-se também em virtude da deficiência governamental. Diante disso, precisa-se que o poder executivo tome medidas para solucionar esse problema.
Primordialmente, é necessário discutir a respeito da falta de conhecimento sobre a vacinação. Similarmente, em um episódio da série "The Good Doctor" os médicos trabalhavam com um adolescente pré-cirúrgico que nunca tomou vacina, pois, os pais acreditavam fazer mal à saúde. Por outro lado, a mãe permite vacinar o garoto, atitude que salva o adolescente. Fora da ficção, no Brasil não é diferente, uma vez que, a desinformação gera pensamentos negativos, como, a vacina faz mal saúde, são enraizados na sociedade, e que corrobora para essa problemática.
Outrossim, destaca-se a ineficiência governamental como propulsor do problema, visto que o governo é responsável pelo bem-estar da nação. Nesse sentido, o Art 196. da Constituição Federal de 1988, diz que "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas". No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desse direito em pauta da popularização da vacina, o que além de grave torna-se um problema inconstitucional.
Portanto, faz-se necessário medidas para resolver esse problema, para que isso ocorra, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, deve desenvolver palestras em escolas, principalmente nos locais mais pobres dos estados, por meio de conferências de profissionais da saúde, de forma a dialogar sobre os benefícios da vacinação, com o objetivo de trazer mais clarividência sobre o tema e erradicar essa problemática. Assim, somente com a ajuda do Estado e de especialistas será possível ter uma sociedade melhor informada, para assim cobrar o direito à saúde.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

De acordo com a Primeira Lei de Newton, um corpo e[…]

Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM