Sob esse viés, vale ressaltar o descaso governamental como impulsionador desse revés. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é responsabilidade do Poder Público produzir Políticas Públicas para garantir os direitos básicos aos cidadãos, porém isso não se aplica na realidade, já que o Governo investe de maneira mínima à destinação de livros infantis às escolas, não há planejamento para aprimorar as bibliotecas com seções exclusivas para as crianças e eventos que potencializam o interesse pela leitura. Então, a inoperância estatal culmina em um rompimento dos ideais descritos na Carta Magna.
Ademais, é necessário frisar que a negligência familiar é um fator determinante na colaboração do entrave. Conforme Talcott Parsons, a família é uma máquina de construção do indivíduo, mas grande parte dos pais brasileiros negligenciam a leitura de seus filhos ao priorizar as redes e artigos eletrônicos , no qual não trata a leitura como ato fundamental para seu desenvolvimento social e intelectual. Consequentemente, as crianças crescem sem o contato literário e a responsabilidade recai apenas ao ambiente escolar.
É imprescindível, portanto, que medidas sejam tomadas para que o impasse possa ser amenizado. Logo, cabe ao Governo Federal, como órgão de administração executiva, investir em reformas e criações de bibliotecas para o público infantil, criar projetos na mídia que incentivem o hábito literário. Isso pode ser feito por meio de lives com presença de professores e escritores nacionais, com fito que mostrar como o poder dos livros é transformador na construção da cidadania. Além disso, a família deve criar o hábito de leitura coletiva com os filhos para que a leitura seja mais valorizada. Sendo assim, a perspectiva de Thomas More e da Carta Cidadã poderão ser aplicadas no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.