• Avatar do usuário
#79258
Na contemporaneidade, os conflitos por território devido questões religiosas e de cunho político, vêm ocasionando diversos desafios, tal como a situação dos refugiados na Europa , oriundos do Oriente Médio e África. No Brasil, há uma política de acolhimento bastante ampla, porém o aumento do fluxo de pessoas tem gerado atrito com a população local, fomentando um discurso anti-imigrantes no país. Infere-se, portanto, que seja necessário analisar as problemáticas que assolam esses grupos, como o encalço religioso e a intolerância política, presentes na sociedade brasileira.
Primeiramente, o preconceito religioso é bastante recorrente sobre os imigrantes que buscam melhores condições de vida. Na série Sex Education, o personagem Rahim conta, em um dos episódios, que devido a perseguição religiosa sua família preferiu se tornar ateia para poderem sobreviver. Ou seja, assim como nessa ficção, muitos refugiados com o intuito de fazer parte de outa sociedade, são forçados a disfarçar suas crenças e tradições, com medo de serem mortos. Dessa forma, os indivíduos que não se adequam sofrem com agressões verbais e físicas, além da discriminação no mercado de trabalho, expondo-os a marginalidade e condições análogas a escravidão.
Ademais, outra situação de exclusão perceptível é através da crescente ação política contra os imigrantes. No governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, intensificou-se a vigilância dos muros na fronteira do país com o México. Tal como os mexicanos, os venezuelanos também sofrem com a forte repreensão no Brasil, onde políticos se promovem culpando os afugentados pela alta da criminalidade e o desemprego. Essa conduta sem fundamento, acaba gerando mais fome e miséria, sendo a falta de medidas de amparo e inserção social, a principal causa dessas problemáticas.
Desarte, torna-se premente solucionar os problemas envoltos a inclusão dos refugiados no Brasil. Posto isto, o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, juntamente do Ministério da Cidadania, por meio de um plano analisado conforme os fluxos migratórios, devem promover a punição de crimes religiosos, e acelerar o processo de solicitação de refugio e cidadania, a fim de garantir segurança, abrigo e emprego aos refugiados. Somente assim, será possível mitigar o cenário de exclusão desses indivíduos dentro da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

GabrielPB , Mylike JoaoPedro72 Alexsandro […]

São muitos os casos de impunidade do sistem[…]

Bom dia pessoal, JoaoPedro72 , muito obrigado p[…]

Agora que lembrei que não é poss&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM