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Por Jotaveh
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Izabel Maior, médica brasileira, defende que a deficiência se caracteriza não só pelo aspecto biológico, mas pela relação entre indivíduo e sociedade. No Brasil, essa relação agrava a deficiência da pessoa autista, uma vez que a falta de informação sobre o autismo alimenta preconceitos. Além disso, a carência de acessibilidade nas instituições de ensino e mercado de trabalho condena autistas adultos a serem dependentes de pais e familiares.

Nesse contexto, a História mostra que muitas mulheres sofreram vários preconceitos por falta de informação, pois acreditava-se que elas tinham participação passiva na concepção da vida, sendo, portanto, inferiores aos homens. Assim, a falta de informação gera preconceitos àqueles que possuem autismo, sendo o bullying e a exlcusão social parte dos problemas sofridos pelos autistas, podendo gerar potenciais sequelas psicológicas para toda a vida.

Junto à esse quadro, soma-se a falta de acessibilidade nas escolas e mercado de trabalho, que seriam fundamental no processo de construção de independência do indivíduo autista. A maior parte das escolas não dispõem de estrutura para receber pessoas com tal deficiência e, consequentemente, os indivíduos chegam à vida adulta despreparados para a concorrência do mercado de trabalho, onde a lei do mais forte prevalece e a inclusão também não é uma realidade - nem prioridade.

Portanto, o Ministério da Educação, em parceria com o Poder Legislativo, deve implementar políticas que normalizem e tornem possível a participação ativa dos autistas nas escolas e mercado de trabalho. Isso deve ocorrer por meio da criação de uma disciplina sobre Diversidade Social nas escolas de nível fudamental e médio - visando à erradicação do preconceito -, além da flexibilização da grade curricular, devendo ser adaptada às pessoas com autismo. Paralelamente, o Poder Legislativo deve tornar obrigatório a acessibilidade no mercado de trabalho aos indivíduos autistas, com multas para empresas que descumprirem as medidas. Dessa forma, a deficiência será amenizada na relação entre indivíduo e sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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