Avatar do usuário
Por Anninha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#58254
No livro “Utopia” de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que a incompreensão e a deficiente inclusão de autistas na sociedade impede a concretização dos planos de More, já que representa um obstáculo para uma sociedade alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, a desinformação social, faz da juntura nos meios por portadores de autismo, um aspecto a ser analisado.
Em primeiro lugar, é válido reconhecer como a exclusão de pessoas com necessidades especiais é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta do preconceito exacerbado. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente do desamparo prestado na atuação básica de autistas na sociedade, a população tende a habituar-se a ele. De acordo com a escritora Simone Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular adquirido pela observação e repetição de questões, forma estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama é condicionado a padronizar a incapacidade vista em autistas pelo olhar do padrão social como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado.
Por conseguinte, nota-se uma desinformação aos cuidados que devem ser tomados ao lidar com autistas. Conforme a “Atitude Blasé”– termo proposto pelo sociólogo Georg Simmel – ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Sob esse prisma, entende -se que, ao analisar a permanência do determinismo e exclusão de pessoas desfavorecidas o ser humano inclina a adotar essa “Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática.
Infere -se, portanto, que o imbróglio abordado necessita ser solucionado. Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos de grande audiência, irá discutir os temas relacionados ao autismo com profissionais especialistas nessa área, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá pela elaboração de um projeto estatal, em parceria com as emissoras de televisão. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na “Utopia” de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
88 Exibições
por Wesley529
1 Respostas 
110 Exibições
por izaa17
1 Respostas 
104 Exibições
por alecshivley
4 Respostas 
232 Exibições
por lara02
0 Respostas 
57 Exibições
por AlyCapy
0 Respostas 
128 Exibições
por GabyOliFa
0 Respostas 
218 Exibições
por Noelle
0 Respostas 
66 Exibições
por KessD8
0 Respostas 
77 Exibições
por auroraaa
0 Respostas 
63 Exibições
por MatheusCar
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM