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Por JujubLima
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No livro "O Cidadão de Papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, a denuncia da ineficácia de diversos mecanismos legais é feita, evidenciando uma cidadania aparente- metáfora utilizada pelo autor. Nesse sentido, pode-se relacionar tal premissa ao que ocorre no Brasil, por exemplo, o fato de ainda existirem desafios para a implantação de projetos educacionais em presídios no Brasil. Isso é causado pela estereotipação negativa e a superlotação dos presídios.
Em primeiro lugar, de acordo com a Constituição federal de 1988, todos os direitos básicos - desigualdade, saúde ,educação- são assegurados a toda a população. Entretanto, isso não ocorre na pratica, haja vista que a implantação de projetos educacionais em presídios, esta comprometida. Essa constatação pode ser feita na medida em que há a nítida estereotipação negativa dos detentos perante esse problema, pois não acontecem politicas publicas que visem facilitar a educação no sistema carcerário. Desse modo, muitos indivíduos sofrem com a exclusão social e tem, infelizmente, seus direitos a educação prejudicados.
Além disso, vale ressaltar a superlotação dos presídios para o agravamento desse cenário. O Brasil é a 3 maior população carceraria do mundo, onde o sistema prisional apresenta 368 mil vagas, mas existem, em media, 830 mil presos. Dessa forma, esse é o principal desafio para a implementação de programas educacionais eficazes nos presídios, devido a falta de espaços adequados para salas de aula.
Diante do exposto, é possível perceber que a implantação de projetos educacionais em presídios no Brasil possuem desdobramentos nocivos para a sociedade brasileira. Portanto compete a Secretaria Nacional de Politicas Penais, adotar uma série de medidas para enfrentar esses desafios, como por exemplo, o aprimoramento da infraestrutura prisional e a criação de campanhas de sensibilização publica, a fim de garantir os direitos á educação aos detentos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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