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Por fernand4
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Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à inclusão social e ao bem-estar coletivo. Entretanto, o cenário visto pela defasagem do uso de pronomes neutros na língua portuguesa impossibilita a eficiência de tal promulgação, por efeito de problemas como a negligência estatal e a ignorância da sociedade.
Diante disso, é importante ressaltar a ausência de medidas governamentais como um fator impulsionador do imbróglio, visto que nenhuma medida foi realizada pelo governo brasileiro para gerar qualquer mudança nesse cenário. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, se caracteriza como uma violação do “contrato social”, já que o Estado descumpre sua função de garantir os direitos indispensáveis, como a igualdade, aos cidadãos. Consequentemente, há o reforço da exclusão de minorias sociais, que não obtêm ajuda para se integrar à sociedade.
Ademais, é profícuo apontar a lenta mudança da mentalidade social como agravante desse preconceito no Brasil. De acordo com o ativista transgênero Jonas Maria, a implantação da linguagem neutra não é uma simples mudança gramatical, mas uma mudança de perspectiva. Contrapondo tal pensamento, muitos cidadãos não concordam com o uso da linguagem neutra, por já se sentirem representados pelos pronomes masculinos ou femininos, sem dar a devida importância à parcela da população que não se sente inclusa e contemplada por esses. Nesse viés, é inadmissível acreditar que ainda há predominância de resistência em relação à mudanças e aceitações sociais que contemplem os grupos marginalizados.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar o imbróglio. Dessa forma, cabe ao governo federal, em conjunto com a Academia Brasileira de Letras, providenciar uma reforma na norma culta da língua portuguesa. Tal reforma deverá ser amplamente divulgada nos grandes meios de comunicação, como a televisão e as redes sociais, objetivando proporcionar uma maior integração da população. Além disso, o Ministério da Educação – responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação – juntamente com o Poder Legislativo, deve criar um projeto de lei, por meio da contratação de profissionais capacitados, que implemente palestras anuais nas escolas, promovendo a conscientização das pessoas acerca dos pronomes neutros, com o fito de construir uma sociedade mais bem intencionada e preocupada com o bem-estar coletivo. Assim, a Declaração Universal dos Direitos Humanos poderá ser eficaz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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