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Por Isabelaassis
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#79443
O lema positivista “O amor por princípio, a ordem por base; e o progresso por fim”, formulado pelo filósofo francês Augusto Comte, inspirou a frase política “Ordem e Progresso” exposta na célebre Bandeira Nacional. No entanto, o cenário atual representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que os desafios para a formação dos surdos-grave problema a ser enfrentado no Brasil-resulta na desordem e no retrocesso da nação. Sob essa perspectiva, a negligência do Estado solidifica tal mazela e dificulta a vida dos deficientes auditivos.

A princípio, é interessante pontuar que a inanição Estatal é uma das grandes causa dos desafios no país. Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, a educação é um direito social inerente à todo cidadão brasileiro. Desse modo, imagina-se que a formação educacional dos surdos é garantida por direito, pois a legislação deve ser cumprida. Porém, o Estado não atua em defesa do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente, já que grande parte da população surda brasileira não tem acesso à educação de qualidade, tendo em vista que o governo não investe em recursos para essa necessidade. Portanto, é inadmissível a ineficácia governamental em não defender a nação verde-amarela.

Ademais, a falta de formação educacional por causa da omissão dos governantes brasileiros dificulta a vida dos surdos. Isso se dá, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente com a formação educacional dos funcionários, tendo em vista que muitos dos deficientes auditivos não têm acesso à educação, o índice de desemprego dessa população é cada vez mais alto, gerando consequentemente, o aumento da pobreza e da falta qualidade de vida das pessoas que sofrem com esse imbróglio. Logo, são necessárias medidas para mudar essa situação.

Para isso, o Poder executivo por meio do Ministério da Educação, deve investir na contratação de professores especializados no ensino para surdos, na construção novas unidades escolares que atendam as necessidades dos deficientes auditivos, além disso, o MEC (Ministério da Educação) deve adicionar o ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na carga horária anual de todos os alunos da rede pública, a fim de integrar os alunos surdos nas relações escolares e incluí-los em sociedade e no mercado de trabalho. Assim, se consolidará uma sociedade em que o Estado desempenha seu papel corretamente, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Jotaveh
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#79448
Opa, boa tarde!

Na intro, você só pôs uma causa > negligência do Estado
ponha sempre duas! uma para cada parágrafo de desenvolvimento.


no d2 você trouxe a causa 2, ela deveria ter sido introduzida no primeiro parágrafo "falta de formação educacional"
Causa 1 > D1 > solução 1.
Causa 2> D2> Solução 2.

Em seu D1, onde estão as consequências da causa 1?
D2, tudo ok!

suas suloções:

Para isso, o 1 Poder executivo 3 por meio do Ministério da Educação, deve 2 investir na contratação de professores especializados no ensino para surdos, na construção novas unidades escolares que atendam as necessidades dos deficientes auditivos, além disso, o 1 MEC (Ministério da Educação) deve 2 adicionar o ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na carga horária anual de todos os alunos da rede pública, 3 a fim de integrar os alunos surdos nas relações escolares e incluí-los em sociedade e no mercado de trabalho. Assim, se consolidará uma sociedade em que o Estado desempenha seu papel corretamente, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progresso.


1 - agente
2 - ação
3 - meio ?
4 - detalhamento ?
5 - finalidade

você deve pôr todos os 5 elementos em uma só solução, ao menos.
A outra não precisa de todos, basta ter agente, ação e finalidade.
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