Diante dos fatos, ressalta-se ainda, que no Brasil os surdos só começaram a ter acesso a alguma educação durante o império, governo de Dom Pedro II, que criou a primeira escola para meninos surdos em 26 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro, contudo foi somente em 2002 que a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida oficialmente como segunda língua oficial do país, desse modo deixando claro que em uma área de tanta importância, os direitos desses desde muito cedo vem sendo negligenciados.
Com isso, constata-se o tamanho desleixo das escolas e do estado em relação aos portadores dessa deficiência, uma vez que, o número de instalações educacionais que oferecem o ensino em libras é baixíssimo e o suporte de fonoaudiólogos é insuficiente para a grande demanda de alunos especiais, o que gera uma baixa adesão desses alunos em escolas, o que pode ser constatado pela diminuição das matrículas nas instituições de ensino, segundo o INEP.
Levando em consideração o que foi observado, conclui-se a grande necessidade do combate dessas dificuldades que permeiam a formação didática dos surdos. Para isso, é preciso que haja investimentos do governo no preparo institucional, a criação de escolas bilíngue que ensinem desde cedo as crianças a língua dos sinais, uma formação ampla de intérpretes favorecendo o desenvolvimento intelectual desses indivíduos, adicionalmente, o MEC (Ministério da educação e cultura) poderia incluir na grade curricular a disciplina de libras, a qual seria obrigatória, e se aliasse com as instituições para que juntos realizassem a contratação de fonoaudiólogos desse modo tornando o ensino mais acessível e inclusivo. Através dessas medidas espera-se promover uma redução dos índices de evasão escolar por parte dos surdos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada