Avatar do usuário
Por Matozo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67296
A surdez é uma condição médica que afeta partes do sistema auditivo, nestes casos a cóclea e os nervos auditivos são defeituosos ou muitas das vezes nem estão presentes, dessa maneira, deixando os portadores da deficiência incapazes de ouvirem. Esse grupo vive diariamente com dificuldades, a maior parte delas são no âmbito do ensino, e mesmo que a sociedade tenha avançado nos últimos anos, esse problema ainda persiste e a formação educacional desses indivíduos se torna um completo desafio.
Diante dos fatos, ressalta-se ainda, que no Brasil os surdos só começaram a ter acesso a alguma educação durante o império, governo de Dom Pedro II, que criou a primeira escola para meninos surdos em 26 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro, contudo foi somente em 2002 que a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida oficialmente como segunda língua oficial do país, desse modo deixando claro que em uma área de tanta importância, os direitos desses desde muito cedo vem sendo negligenciados.
Com isso, constata-se o tamanho desleixo das escolas e do estado em relação aos portadores dessa deficiência, uma vez que, o número de instalações educacionais que oferecem o ensino em libras é baixíssimo e o suporte de fonoaudiólogos é insuficiente para a grande demanda de alunos especiais, o que gera uma baixa adesão desses alunos em escolas, o que pode ser constatado pela diminuição das matrículas nas instituições de ensino, segundo o INEP.
Levando em consideração o que foi observado, conclui-se a grande necessidade do combate dessas dificuldades que permeiam a formação didática dos surdos. Para isso, é preciso que haja investimentos do governo no preparo institucional, a criação de escolas bilíngue que ensinem desde cedo as crianças a língua dos sinais, uma formação ampla de intérpretes favorecendo o desenvolvimento intelectual desses indivíduos, adicionalmente, o MEC (Ministério da educação e cultura) poderia incluir na grade curricular a disciplina de libras, a qual seria obrigatória, e se aliasse com as instituições para que juntos realizassem a contratação de fonoaudiólogos desse modo tornando o ensino mais acessível e inclusivo. Através dessas medidas espera-se promover uma redução dos índices de evasão escolar por parte dos surdos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
63 Exibições
por jhonas
0 Respostas 
81 Exibições
por Elostudy
0 Respostas 
51 Exibições
por laif
0 Respostas 
100 Exibições
por Maiazinha2
0 Respostas 
75 Exibições
por sarabarroso
0 Respostas 
83 Exibições
por Erickbx
0 Respostas 
86 Exibições
por ellyysz
0 Respostas 
52 Exibições
por Beatriz5
2 Respostas 
189 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
82 Exibições
por Lyapr

Felipe082 De uma olhadinha na minha redaç[…]

Misturou muito o desenvolvimento. Ficou complicad[…]

correção

Tem algumas palavras que estão escritas com[…]

A adoção no Brasil é um proce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM