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Por Ketelly
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Segundo o sociólogo Zygmut Bauman,"nenhuma sociedade que esqueça a arte de questionar pode encontrar respostas para os problemas que a afligem ". A partir dessa análise, podemos observar que "os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" é um problema recorrente na sociedade brasileira. E isso é uma consequência não negligência estatal, mas também dos preconceitos enfrentados.

Nesse contexto, devemos atentar-se à omissão estatal. Pois segundo a ótica do filósofo Thomas Hobbes "é dever do estado garantir serviços para o bem-estar da nação", porém tal responsabilidade não está sendo honrada, no tocante a formação educacional de pessoas com deficiência auditiva, pois o Estado não tem dado a estrutura adequada às escolas como, por exemplo, profissionais qualificados para que esse grupo tenha acesso à educação. Desse modo, não é justo o Estado, como promotor do bem-estar social, ignore a grave realidade das pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, é importante destacar os preconceitos enfrentados por esse grupo. Segundo Nicolau Maquiavel, "os preconceitos possuem mais raízes do que princípios", e isso é uma realidade na sociedade brasileira, no tocante ao bullying enfrentado pelos surdos nas escolas e na sociedade, pelo simples fato de acharem que por terem essa deficiência eles são menos cidadãos do que outros.

Nota-se, portanto, a necessidade de investimento nos desafios para a formação de surdos. Para tanto, é dever do Estado investir em formação em libras para os professores das redes públicas para que possam atender com eficácia a necessidade desse grupo. Além disso, cabe às escolas promover por meio de palestra para combater o preconceito e bullying dentro das escolas, com isso, o Brasil se tornará um país que garante a ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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