Nesse contexto, devemos atentar-se à omissão estatal. Pois segundo a ótica do filósofo Thomas Hobbes "é dever do estado garantir serviços para o bem-estar da nação", porém tal responsabilidade não está sendo honrada, no tocante a formação educacional de pessoas com deficiência auditiva, pois o Estado não tem dado a estrutura adequada às escolas como, por exemplo, profissionais qualificados para que esse grupo tenha acesso à educação. Desse modo, não é justo o Estado, como promotor do bem-estar social, ignore a grave realidade das pessoas com deficiência auditiva.
Além disso, é importante destacar os preconceitos enfrentados por esse grupo. Segundo Nicolau Maquiavel, "os preconceitos possuem mais raízes do que princípios", e isso é uma realidade na sociedade brasileira, no tocante ao bullying enfrentado pelos surdos nas escolas e na sociedade, pelo simples fato de acharem que por terem essa deficiência eles são menos cidadãos do que outros.
Nota-se, portanto, a necessidade de investimento nos desafios para a formação de surdos. Para tanto, é dever do Estado investir em formação em libras para os professores das redes públicas para que possam atender com eficácia a necessidade desse grupo. Além disso, cabe às escolas promover por meio de palestra para combater o preconceito e bullying dentro das escolas, com isso, o Brasil se tornará um país que garante a ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada