Diante disso, é importante destacar a ineficácia das esferas de poder como agente catalisador do impasse. À luz do disposto por Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições de ensino, apesar de existirem, já não cumprem o papel social ao qual foram designadas. Dito isso, o estado brasileiro comporta-se de maneira análoga ao postulado pelo intelectual, haja vista que falha ao garantir a educação de qualidade e inclusiva à deficientes auditivos, e não estão a salvo de violências, discriminação e negligência. Isto posto, tal postura de inércia, além de contribuir para um quadro de desvalorização de surdos, torna a máquina pública passiva à manutenção da negligência estatal.
Outrossim, é necessário frisar a incompletude informacional como outra peça chave do empecilho. Sob a ótica filosófica do escritor uruguaiano Eduardo Galeano, o primeiro passo para modificar a realidade consiste em reconhecê-la. A partir dessa análise, verifica-se que a escassez de subsídio informacional no que tange às pessoas com deficiência auditiva impede que significativa parcela do tecido social compreenda a seriedade do capacitismo e suas consequências danosas para a manutenção da vida em sociedade. Nesse aspecto, a ausência de informações precisas e contundentes acerca de deficientes auditivos fomenta a reprodução do preconceito com surdos sem a devida reflexão crítica.
Destarte, faz-se necessário medidas para resolver os problemas discutidos. Com isso, é necessário que o Estado brasileiro promova melhorias no sistema público de ensino do país, por meio de sua adaptação às necessidades dos surdos, como oferta do ensino de libras, com profissionais especializados para que esse grupo tenha seus direitos respeitados. É imprescindível, também, que as escolas garantam a inclusão desses indivíduos, por intermédio de projetos e atividades lúdicas, com a participação de familiares, a fim de que os surdos sejam valorizados. Somente assim a nação brasileira poderá se destoar do contexto delatado nos versos de Renato Russo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada