Nessa perspectiva, há a questão da falta de legislação, que influi decisivamente na consolidação do problema. Segundo Umberto Eco, "Para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável." Nesse sentido, percebe-se uma lacuna, explicitada pela falta de uma legislação adequada. Assim, sem base legal, ações de remediação são impossibilitadas, o que acaba por agravar ainda mais a questão dos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
Outrossim, a base educacional lacunar ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. A filósofa alemã Hannah Arendt defende que o espaço público seja preservado para que se assegurem as condições da prática da liberdade e da manutenção da cidadania. Ou seja, sem uma infraestrutura pública, o cidadão é prejudicado. Esse aspecto está presente de maneira decisiva no que tange aos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, uma vez que há falta de investimento governamental em sua infraestrutura, o que acaba por dificultar sua resolução.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Educação, em parceria com empresas, promova, para professores das redes pública e privada, cursos sobre como abordar conflitos sociais na sala de aula. Tais cursos devem ser gratuitos e digitais, ensinando diferentes ferramentas e métodos para que os professores possam discutir questões como os desafios para a formação educacional de surdos, e consigam, assim, propor diferentes soluções em conjunto com os alunos. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão dos desafios para a formação educacional de surdos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada