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Por Kellyy
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#120457
A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, percebem-se que esse direito não está sendo funcional na prática, pois, a comunidade surda tem enfrentado alguns desafios para a formação educacional e inclusão na sociedade. Assim, a descriminação com esses indivíduos e a má influência midiática, atuam como empecilho na questão da formação.

Mormente, o egoísmo humano evidencia como um grande responsável na complexidade dos desafios para os surdos. Dessa forma, segundo a Teoria da Eugenia, utilizada como base nazista, o controle social por meio da seleção de aspectos considerados melhores. De acordo com essa perspectiva, haveria seres humanos superiores a depender de suas características.Entretando, por mais que inaceitável seja, alguns cidadãos possuem a mesma linha de pensamento com a comunidade surda, as descriminado por não serem ouvintes, negligenciando a empatia e desrespeitando os valores desse grupo para a sua formação educacional na sociedade.

Ademais, a má influência midiática é outra dificuldade enfrentada pelos deficientes auditivos. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Desse modo, a mídia, em vez de promover debates que ajudem na formação e inclusão da comunidade surda, influencia na consolidação do problema. Sendo assim, influenciando seus usuários a serem egoístas através dos memes preconceituosos, esquecendo que os surdos devem ser respeitados assim como qualquer cidadão brasileiro.

É evidente, portanto, que a descriminação e essa má influência midiática precisam ser solucionados. Logo, o Poder Executivo em parceria com o Ministério da Educação devem efetivar ações estratégicas e desenvolvê-las nas escolas e nas comunidades. A fim de que, a população seja capacitada para ajudar na formação e inclusão da comunidade surda. Nisso, promovendo palestras, roda de debates e workshop que serão divulgadas nas redes sociais para que tenha uma maior audiência, formando cidadãos respeitosos e com mais empatia às pessoas não ouvintes , incluindo no ambiente social, para que tenham uma educação de qualidade, sem discriminação. E finalmente, minimizando os desafios dos deficientes auditivos no Brasil.


Olá, tudo bom ?
Alguém poderia me ajudar corrigindo essa redação??
(A sua opinião será muito bem vinda ♡)
Desde já, agradeço 🙂

@OlrenBeat
@GeovanaAnt
@EmillyySilva
@Casey12
@Caiunao
@RayaneSC
@geoca
@Gi69
@Katsmoking

A prática leva ao aperfeiçoamento😉✅
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Tiago2112
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#120604
Boa noite, jovem. Li sua redação e analisei ponto a ponto. Recomendo que dedique um tempo maior ao estudo da redação, como ela funciona, sua estrutura, além de dar uma up na língua portuguesa.
Como o sistema não me permite pontuar à vontade, a nota que lhe darei constará aqui neste comentário.
Abraços e bons estudos.
Nota: 700

Introdução
1. Uso inadequado das vírgulas durante três momentos, separando sujeito de verbo, ou seja, erro gramatical.
Aqui estão seus erros: "de 1948, defende" , "pois, a comunidade" e "midiática, atuam".
2. Seu parágrafo de introdução não expõe uma tese consistente, é meio jogada, como se não tivesse sido pensada antes de ser escrita.

1o Desenvolvimento
1. Erro de concordância em "o egoísmo humano evidencia como um grande [...]", sendo o correto "é evidenciado".
2. Houve a supressão de termos em "o controle social por meio de [...]". Onde está o verbo que conecta o sujeito ao adjunto adverbial de modo? Sugiro "é dado por meio de".
3. Erro de escrita: "entretanto".
4. Mais um erro de concordância: "por mais que inaceitável seja", em que o pronome relativo deve vir após o adjetivo, assim "por mais inaceitável que seja". E pensando na forma que inseriu tal frase no texto, é uma sentença muito informal dado o contexto de uma redação modelo Enem, isto é, seguir o padrão da norma culta da língua portuguesa e evitar termos que induzam o corretor/leitor a estar de acordo com a sua ideia.
5. Tive a mesma impressão desse parágrafo que o anterior, é superficial, não defende de forma sólida seu argumento.

2o Desenvolvimento
1. Embora você esteja retomando o sujeito mencionado no período anterior (mídia), ele deve constar no próximo período, o que você não apresentou.
"Sendo assim, influenciando seus usuários [...]"
2. Não utilize, ou o mínimo possível, o gerúndio (verbos terminados em -ndo). Troque, então, por uma locução de mesmo sentido ou altere a estrutura da oração para que comporte outro tempo verbal a não ser o gerúndio.
Exemplo: "de modo a influenciar".
3. Evite o uso de termos coloquiais (informais) como memes. Coloque-os entre aspas ou substitua por alguma palavra semelhante.
OBS: Seu parágrafo desenvolveu melhor o argumento do que o anterior, gostei.

Conclusão
1. Distancie-se de pronomes demonstrativos como "essa". Assim, mude para o artigo definido.
2. Procure dar uma ampliada em seu vocabulário. Por exemplo, você repetiu o termo "má influência midiática" três vezes ao longo do texto inteiro.
3. Introduza o agente da intervenção com um verbo, fica mais bonito e elegante.
Exemplo: Urge/cabe, então, ao Poder Executivo [...]
4. O parágrafo da conclusão necessita essencialmente de duas coisas (quando se diz de redação modelo Enem): a conclusão propriamente dita, que irá resumir brevemente os dois pontos de vista, e a proposta de intervenção, que conta com agente, detalhamento do agente, ação (o que ele faz), modo/meio (por meio de) e efeito/finalidade (a fim de). Seu último parágrafo deixa de resumir seus argumentos e omite dois elementos da proposta: detalhamento do agente e melhor aprofundamento no modo.
5. Cortar a ideia ao meio com o período é incorreto, como você fez em "nas comunidades. A fim de que [...]".
6. O modo/meio deve, não obrigatoriamente, anteceder a finalidade.
7. Vírgula desnecessária em "A fim de que, a população [...]".
8. Exponha o "por meio de" e retire o gerúndio. Veja como eu faria:
Assim, por meio de workshops divulgados nas mídias digitais, alcançar-se-á o patamar de respeito entre os cidadãos no tangente aos deficientes auditivos, de maneira a inclui-los numa educação de qualidade, livre de quaisquer discriminações.
Não é necessário tanta formalidade como exposto acima, porém pegue a ideia, sabe? Se quiser melhorar a forma como articula as palavras, leia livros, artigos, notícias.
9. Sem gerúndio.
Exemplo: E finalmente, os desafios dos surdos no Brasil serão minimizados.
2
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Por Kellyy
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#120610
Eita jovem :shock: ksksksk

@Tiago2112 muito obgd pela correção, estarei mais atenta nos erro mencionados ✅

A prática leva ao aperfeiçoamento😉✅
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Por Tiago2112
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#120626
@Kellyy, Sei que a correção ficou meio extensa, peço perdão, mas quis justamente ser cirúrgico e apontar em detalhes seus erros, além de dar sugestões e explicações do porquê foram considerados erros.
Ótimos estudos, minha jovem! Um dia você chega na excelência!
0
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Por Kellyy
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#120637
@Tiago2112 oh meu jovem, eu particularmente amei tua correção ❤️❤️
Espero que não abandone a plataforma e continue com esse seu trabalho lindo em corrigir redações🙃(principalmente as minhas próximas redações🙂❤️)

A prática leva ao aperfeiçoamento😉✅
1
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Por EmillyySilva
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#120647
Oioioi! Desculpe a demora, tudo bem?? 😼👍🏻

–Como já tem uma correção, vou apenas falar o que achei da sua redação brevemente, aí na próxima me marca que venho correndo ajudar.
════════════════════
—> 1️⃣6️⃣0️⃣》 competência 01》
Realmente, tem alguns erros, como o nosso colega Tiago propôs. Porém, acredito que existam mais erros de concordância, então não descontaria tanto nessa competência, e sim em outra—a competência 03. Pois, infelizmente esses errinhos de concordância atrapalham na compreensão plena do texto.
════════════════════
—>2️⃣0️⃣0️⃣》competência 02》
Acredito que compreendeu bem a proposta, debateu bem sobre o tema e se manteve firme nos assuntos dessa problemática.
════════════════════
—> 1️⃣2️⃣0️⃣》competência 03》
Apresenta alguns problemas na seleção e a forma harmônica que os períodos se relacionam um com o outro. Trabalhe melhor vendo aulas sobre argumentação.
════════════════════
1️⃣6️⃣0️⃣》competência 04》
Você já tem uma base ótima na construção adequada desse gênero argumentativo, teses bem feitas, tudo certinho. Porém, faltou um fechamento de análise no D2.
════════════════════
—>2️⃣0️⃣0️⃣》competência 05》
Para mim está completa! Parabéns!

════════════════════
FINAL8️⃣4️⃣0️⃣


Comentário pessoal》Quero que analise bem as duas opiniões e foque em melhorar cada ponto. Pois, na redação em geral, se você seguir todos os preceitos estabelecidos, por mais que não use uma argumentação mais complexa e utilize de elementos mais superficiais, você ainda consegue tirar uma boa nota por estar nos parâmetros previstos. Porém, é importante dar tudo de si, para ir além do que os corretores esperam de todos os alunos e garantir um notão sem medo de pegar um corretor casca grossa. 😣😉👍🏻 Resumindo, se permita explorar caminhos argumentativos, como o colega comentou, e invista na sua capacidade. Pois, lendo seu texto notei que tem um potencial maior do que imagina! Boa sorte! 💕
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Por Kellyy
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#120654
@EmillyySilva, Ahh é um privilégio ter sua correção 🙂❤️
Muito obrigada, estarei me esforçando para melhorar❤️

A prática leva ao aperfeiçoamento😉✅
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