Em primeiro lugar, a má-formação educacional é um agravante dos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Nesse sentido, segundo o pedagogo Paulo Freire, "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor". Sob esse viés, a premissa sobredita se aplica no contexto brasileiro, ao partir da população, devido ao ensino lacunar, age com insuficiência informacional, ocasionando na exclusão da Língua Brasileira de sinais. Dessa forma, em decorrência de uma falha de educandos, a problemática pendura no país.
Ademais, a mídia é mais um fator que agrava os desafios para a formação de surdos no Brasil. Sob essa perspectiva, conforme o sociólogo Pierre Bordieu, as instituições, cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia, a qual tem papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante à formação do docente, faz é alienar a sociedade mediante conteúdos empobrecidos os quais não abordam a inclusão social, e o preparo institucional. Logo, o setor midiático tem interferência direta na manutenção do problema.
Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto aos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Para isso, compete ao ministério da educação, cuja função é zelar pela qualidade de docência e velar pelo cumprimento das leis que o regem, por intermédio de investimentos em profissionais capacitados, a exemplo intérpretes na escola, a fim de garantir a melhoria de ensino, a partir de leis, com o escopo de amenizar a oposição e propiciar o bem-estar social. Por fim, com essas ações, pode-se ter uma aproximação da Nação citada na obra.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.