Dessa forma, em primeira análise, é relevante destacar que a omissão estatal é um impulsionador do revés. Sob essa ótica, as palavras do insigne Nicolau Maquiavel, é dever do Estado garantir o bem -estar do seu povo, o que não acontece no Brasil, uma vez que o acesso educacional, tal como a formação de deficientes auditivos não recebe a devida atenção, para que essa parcela seja incluída efetivamente nas escolas. Sendo assim, é preciso ultrapassar tal desafio para construção de um país inclusivo.
Ademais, o déficit educacional é mais um fator que torna difícil a inserção da população surda nas escolas. Nesse viés, tal entrave se dá pela carência de infraestrutura básica para receber esses alunos, para que fiquem confortáveis e recebam tratamento especializado. Nessa perspectiva, de acordo com o INEP , em 2016,foram registrados apenas 5 mil matrículas de pessoas surdas na classe comum das escolas, o que revela a falta de medidas a favor da inclusão. Logo, é necessário desenvolver políticas para atenuar este cenário.
Portanto, é preciso promover ações para sanar o problema. Paras isso, o MEC deve redistribuir as verbas destinadas à educação de modo a diminuir falta de estrutura nas instituições de ensino. Ademais, o MEC deverá instituir o projeto de incluir a disciplina de libras, tanto na base curricular dos alunos, quanto no processo de formação superior dos professores. Dessa maneira, a Declaração dos Direitos Humanos se tornará verídica perante o cenário brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.