Evidente, que no Brasil a educação não é priorizada, ainda mais a educação de deficientes auditivos, sendo constituída por profissionais despreparados, por falta de investimento na formação tanto dos profissionais, quanto na formação dos estudantes. A primeira análise, é a grade curricular da Educação Básica, que torna LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, língua oficial dos surdos - como opcional, dificultando a inclusão desses estudantes e o acesso ao saber sobre esta língua, já que grande parte da população não exige uma educação inclusiva, por não necessitar dela.
A segunda análise, se dá pela falta de recursos e representatividade nas escolas, televisão e mídias sociais. Nas escolas, são poucos os recursos oferecidos para acessibilidade desses alunos à aprendizagem, de maneira que resulte, como mostrado no texto II, o declínio de matrículas de surdos na Educação Básica. A falta de representatividade nas mídias é outro fato recorrente, apenas em alguns comerciais, campanhas que são voltadas para pessoas surdas e a maioria são em época de eleições.
Diante do exposto, é de forma impreterível que o ensino de LIBRAS seja de forma obrigatória, assim como as demais disciplinas, na formação educacional dos indivíduos, facilitando a inclusão dos alunos, por meio de projetos e atividades lúdicas, estimulando a representatividade no ambiente escolar. De modo igual, é preciso que o Estado faça melhorias significativas no sistema de ensino, para que o grupo tenha acesso a uma educação de qualidade e tenham seus direitos assegurados. Promovendo também campanhas e programas educacionais nas mídias sociais, que sejam direcionados para pessoas com dificuldades auditivas. Ultrapassando então, estes desafios na formação educacional de surdos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.