• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#68893
O escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em seu livro "O Cidadão Invisível", afirma que, no Brasil, existem grupos sociais que são marginalizados e inviabilizados. Nesse contexto, a crítica de Dimenstein pode ser associada aos surdos, uma vez que encontram dificuldades relacionadas à sua formação educacional em decorrência de sua deficiência. Assim, urge compreender a carência de preparação escolar e o descaso familiar como geradores da problemática.

À vista disso, deve-se analisar o papel negligente da escola em relação ao revés. Nesse sentido, o conceito de Instituição Zumbi, desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, alega que alguns órgãos governamentais perdem sua função social, agindo como zumbis. Sendo assim, pode-se observar que isso acontece nas instituições de ensino, visto que os profissionais não são capacitados o suficiente para lidar com alunos surdos, o que leva ao tratamento inadequado desses estudantes e contribui para a falta de inclusão desses indivíduos no meio escolar. Logo, é preciso que os docentes cumpram plenamente sua função para que a educação seja garantida a todos.

Ademais, destaca-se a omissão familiar como agravante do impasse. Sob essa ótica, segundo o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. No entanto, observa-se justamente o contrário, dado que a resistência dos pais e responsáveis por deficientes auditivos em matriculá-los em escolas comuns leva à invisibilidade dessas pessoas, o que limita seu convívio em sociedade, a inclusão em ambiente escolar e, ainda, salienta suas diferenças em relação aos outros estudantes. Nota-se, então, que esse fator promove uma grave violação aos direitos humanos.

Dessarte, é de suma importância solucionar as dificuldades relacionadas à formação educacional de surdos no país. Portanto, de modo a preparar as instituições educadoras acerca do tratamento relacionado aos deficientes auditivos, o Ministério da Educação - órgão responsável pelas diretrizes educacionais em todo o território brasileiro - deve direcionar recursos à criação de um programa de capacitação, através de cursos e palestras, destinado aos profissionais de ensino. Deve haver, ainda, o incentivo à matrícula de surdos em escolas comuns. Dessa maneira, esses cidadãos deixarão de ser invisibilizados, em oposição à obra de Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#69147
Olá, @hel0oooo. Tudo bem?

Parabéns pela redação! :D

Clique aqui para conferir a correção via arquivo.
Obs.: utilize a ferramenta de "zoom" da própria guia para uma melhor visualização.

alguem pode corrigir minha redaçao,e minha […]

Acima de tudo, o racismo e a discriminaç&at[…]

maiconpgtu obrigadaaa :D

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM