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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas para combater os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil como por exemplo, a falta de intérprete de libras em escolas e universidades públicas e privadas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de preparação para o recebimento de alunos surdos nas escolas públicas como impulsionador do problema no Brasil. Segundo o INEP nos últimos 10 anos houve uma queda considerável no número de matrículas de surdos na educação básica. Diante de tal exposto é iminente que a evasão escolar está cada vez maior em meio aos surdos. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso é indispensável que o ministério da educação por intermédio do ministério público capacete professores para o acompanhamento com esses alunos, faça a implantação de escolas de nível técnico, com a finalidade de que o jovem saia do ensino médio qualificado uma mercado de trabalho, além disso se faz necessário acolhimento e acessibilidade nas faculdades. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social" tal como John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

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