Nesse contexto, é lícito destacar que o preconceito com os surdos é um desafios para a formação educacional pelo fato de exigir que os portadores de tal deficiência estejam aptos a lidarem psicologicamente com esse problema. Desse modo, para o escritor brasileiro Augusto Cury a discriminação demora horas para ser criada, mas séculos para ser destruída, sendo assim, é essencial a participação das escolas para acelerar o processo de eliminação das ações discriminatórias presentes no ambiente escolar e, consequentemente, na sociedade.
Ademais, vale postular que a falta de oferta do ensino de LIBRAS nas instituições educativas também contribui para a persistência da problemática da exclusão dos deficientes auditivos. A partir disso, segundo os dados divulgados pelo Inep, entre os anos 2011 e 2016, ocorreu a diminuição da taxa percentual de matriculas de surdos na educação básica. Com isso, é fundamental a inserção em todas as escolas da linguagem de sinais para modificar esse cenário preocupante da exclusão.
Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação (MEC) - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros - incentivar as escolas à proporcionarem oportunidades inclusivas, por meio da adaptação das aulas com a presença de professores formandos em LIBRAS. Feito isso, a finalidade é facilitar o entendimento dos estudantes com necessidades especiais e formar uma geração menos preconceituosa para ajudar no cumprimento da lei estabelecida no artigo 205 da Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.