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Por EduardaBeatriz
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#48382
De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, no Brasil, a educação é um direito de todos perante a lei. Entretanto, na realidade, os surdos são os que fazem parte do grupo que apresenta dificuldades no acesso qualificado de formação educacional. Nisso, urge a análise dos desafios, sendo eles a discriminação e a falta de oferta de ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ambiente escolar, pois são fatores que impedem tais indivíduos de desfrutarem dos seus direitos estabelecidos pela legislação.

Nesse contexto, é lícito destacar que o preconceito com os surdos é um desafios para a formação educacional pelo fato de exigir que os portadores de tal deficiência estejam aptos a lidarem psicologicamente com esse problema. Desse modo, para o escritor brasileiro Augusto Cury a discriminação demora horas para ser criada, mas séculos para ser destruída, sendo assim, é essencial a participação das escolas para acelerar o processo de eliminação das ações discriminatórias presentes no ambiente escolar e, consequentemente, na sociedade.

Ademais, vale postular que a falta de oferta do ensino de LIBRAS nas instituições educativas também contribui para a persistência da problemática da exclusão dos deficientes auditivos. A partir disso, segundo os dados divulgados pelo Inep, entre os anos 2011 e 2016, ocorreu a diminuição da taxa percentual de matriculas de surdos na educação básica. Com isso, é fundamental a inserção em todas as escolas da linguagem de sinais para modificar esse cenário preocupante da exclusão.

Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação (MEC) - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros - incentivar as escolas à proporcionarem oportunidades inclusivas, por meio da adaptação das aulas com a presença de professores formandos em LIBRAS. Feito isso, a finalidade é facilitar o entendimento dos estudantes com necessidades especiais e formar uma geração menos preconceituosa para ajudar no cumprimento da lei estabelecida no artigo 205 da Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por jheromagnoli
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#48404
De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988, no Brasil, a educação é um direito de todos perante a lei. Entretanto, na realidade, os surdos são os que fazem parte do grupo que apresenta dificuldades no acesso qualificado de formação educacional. Nisso, urge a análise dos desafios, sendo eles a discriminação e a falta de oferta de ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ambiente escolar, pois são fatores que impedem tais indivíduos de desfrutarem dos seus direitos estabelecidos pela legislação.

Nesse contexto, é lícito destacar que o preconceito com os surdos é um desafios para a formação educacional pelo fato de exigir que os portadores de tal deficiência estejam aptos a lidarem psicologicamente com esse problema. Desse modo, para o escritor brasileiro Augusto Cury a discriminação demora horas para ser criada, mas séculos para ser destruída, sendo assim, é essencial a participação das escolas para acelerar o processo de eliminação das ações discriminatórias presentes no ambiente escolar e, consequentemente, na sociedade.
* Aprofundar mais a argumentação e arrematar o parágrafo

Ademais, vale postular que a falta de oferta do ensino de LIBRAS nas instituições educativas também contribui para a persistência da problemática da exclusão dos deficientes auditivos. A partir disso, segundo os dados divulgados pelo Inep, entre os anos 2011 e 2016, ocorreu a diminuição da taxa percentual de matriculas de surdos na educação básica. Com isso, é fundamental a inserção em todas as escolas da linguagem de sinais para modificar esse cenário preocupante da exclusão. < isso serviria como uma arrematação, faltou argumentar antes]

Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação (MEC) - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros - incentivar as escolas à proporcionarem oportunidades inclusivas, por meio da adaptação das aulas com a presença de professores formandos em LIBRAS. Feito isso, a finalidade é facilitar o entendimento dos estudantes com necessidades especiais e formar uma geração menos preconceituosa para ajudar no cumprimento da lei estabelecida no artigo 205 da Constituição Federal.
* Intervenção completa

Espero ter ajudado! ;)

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por dudaramos1
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#48412
EduardaBeatriz escreveu:Vocês podem corrigir minha redação, por favor? @jherodrigues @dudaramos1
Como já houve uma correção, espero por novas redações! ;)
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