Por JulianaMaria
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Dados do INEP mostram que o número de matrículas de surdos na educação tanto básica quanto especial vem se reduzindo nos últimos anos. Nesse sentido, esses números demonstram uma desventura no desafio para a formação educacional de surdos no Brasil. Visto que esses números vêm decaindo de uma forma bem significante. Dessa forma, em razão da falta de debate e de uma lacuna educacional, emerge um problema complexo que necessita ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente no problema, segundo Foucault na sociedade pós-moderna muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas.
Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre os desafios para a formação educacional de surdos no brasil, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando uma resolução mais dificultada.
Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é uma base educacional lacunar. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, percebe-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Portanto uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas em parceria com a prefeitura promovam espaços para rodas de conversas e debates sobre a questão no ambiente escolar, tais eventos podem ocorrer no período contraturno, contando com a presença de professores de escolas especiais, especialistas no assunto e pessoas que já passaram por esses desafios para contar como foi o processo de superá-los. Além disso esses eventos devem ser abertos á comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância e dificuldades dos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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