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#40239
Segundo a Constituição Brasileira, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. No entanto, percebe-se desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente a lenta conscientização do direito da comunidade surda à educação, bem como a ausência de responsabilidade política.
A princípio, um desafio à formação educacional dos surdos no país é a lenta conscientização acerca do seu direito à educação. A comunidade surda só começou a ter acesso ao ensino escolar durante o Império, quando, no ano de 1857 foi criada a primeira escola para meninos surdos. Assim, a conscientização referente a esse direito de pessoas com perda auditiva foi tardia, o que prejudicou o desenvolvimento educacional dessa parcela da população. Além disso, foi apenas em 2015 que a Lei Brasileira passou a assegurar a educação como direito à pessoa surda e o sistema educacional inclusivo com ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras); um grande feito, porém tardio.
Ademais, outro desafio à formação educativa dos surdos é a ausência de responsabilidade política no que diz respeito à prática do direito assegurado no papel. Apesar da Lei nº 13.146 dizer que é dever do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de negligência e discriminação, isso não é visto na prática. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número de matrículas de surdos na educação básica e educação especial diminuiu entre os anos de 2015 (ano da Lei nº 13.146) e 2016, o que indica uma ineficácia do Estado em realmente garantir a educação da comunidade surda. Dessa forma, a ausência de comprometimento político contribui para a perpetuação das dificuldades ao ensino das pessoas com perda auditiva.
Portanto, são necessárias medidas estratégicas para mudar o cenário atual. Com o objetivo de vencer os desafios para a formação educacional da população surda no Brasil, o Ministério da Educação, órgão responsável pelo ensino no país, deve promover e garantir o sistema educacional inclusivo por meio de investimentos financeiros e da oferta do ensino de Libras em escolas bilíngues ou inclusivas, bem como o Poder Judiciário deve fiscalizar o cumprimento da Lei referente ao direito educacional da comunidade surda. Dessa forma, os brasileiros surdos terão sua formação escolar garantida e de qualidade, pois, como disse Padre Antônio Vieira: “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#40423
Oi, @laaisx! Vou fazer alguns apontamentos.

Introdução
Segundo a Constituição Brasileira de 1988, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo de toda a vida. No entanto, percebe-se os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente a lenta conscientização do direito da comunidade surda à educação, bem como a ausência de responsabilidade política.

Comentário: Você usou um repertório legítimo para embasar seu argumento, mas faltou contextualizar um pouco mais a questão. Quais os desafios dos surdos no Brasil? A inclusão social e o acesso à Língua Brasileira de Sinais.

Desenvolvimento 1
A princípio, um dos desafios da formação educacional dos surdos no país é a lenta conscientização acerca do seu direito à educação. A comunidade surda só começou a ter acesso ao ensino escolar durante o Brasil Império [1], quando, no ano de 1857 foi criada a primeira escola para meninos surdos. Assim, a conscientização referente a esse direito de pessoas com perda auditiva foi tardia, o que prejudicou o desenvolvimento educacional dessa parcela da população. Além disso, foi apenas em 2015 que a lei brasileira[2] passou a assegurar a educação como direito à pessoa surda e ao [3]sistema educacional inclusivo com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras); [4] um grande feito, porém tardio.[5]

[1] Brasil Império ou período imperial.
[2] Sugiro usar letra minúscula.
[3] Ausência de paralelismo.
[4] Substituir pelo ponto final e fazer as devidas adaptações. Pode reescrever assim: "Um grande marco para a comunidade surda, porém um progresso lento".

[5] Evite a repetição de palavras.
Comentário: Temos um problema de coerência. Você mencionou que a partir de 2015 que a lei brasileira passou a assegurar a educação aos surdos, no entanto, a Lei 10.436, de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Além disso, existe o Decreto 5.626, de 2005, que regulamenta a educação de Libras. Então, tome cuidado quando for mencionar datas e leis que tratam sobre o tema.


Desenvolvimento 2
Ademais, outro desafio da[6] formação educativa dos surdos é a ausência de responsabilidade política no que diz respeito à prática do direito assegurado no papel. Apesar da Lei nº 13.146, de 2015, [7] dizer que é dever do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de negligência e discriminação, isso não é visto na prática. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número de matrículas de surdos na educação básica e educação especial diminuiu entre os anos de 2015 (ano da Lei nº 13.146)[8] e 2016, o que indica uma ineficácia do Estado em realmente garantir a educação da comunidade surda. Dessa forma, a ausência de comprometimento político contribui para a perpetuação das dificuldades do ensino das pessoas com perda auditiva.

[6] Não é necessário preposição "a".
[7] Deve colocar o ano da lei.
[8] Desnecessário.

Comentário: Você colocou o foco nas leis e em dados estatísticos. Na hora da redação vai lembrar de todas elas? Acho que não. Cadê o seu posicionamento? O ideal mencionar um dado que você lembrar e se posicionar, contextualizar, com suas palavras, e argumentar. O Estado deve assegurar somente a educação? E a inclusão social? E o mercado de trabalho?

Conclusão
Portanto, são necessárias medidas estratégicas para mudar o cenário atual. Com o objetivo de vencer os desafios para a formação educacional [10] da população surda no Brasil (Efeito/Finalidade), o Ministério da Educação (Agente), órgão responsável pelo ensino no país (Detalhamento), deve promover e garantir o sistema educacional inclusivo (Ação) por meio de investimentos financeiros (Meio/Modo) e pela[ 11] oferta do ensino de Libras em escolas bilíngues ou inclusivas, bem como o Poder Judiciário (Agente) deve fiscalizar o cumprimento da lei referente ao direito educacional da comunidade surda. Dessa forma, os brasileiros surdos terão sua formação escolar garantida e de qualidade, pois, como disse Padre Antônio Vieira: “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor".

[10] Evite repetir esses termos: "desafios da formação educacional". Pode reescrever assim: "Com o objetivo de fomentar a acessibilidade e a inclusão social da população surda no Brasil".
[11] Ausência de paralelismo sintático.

Comentário: Acredito que trouxe todos os elementos exigidos. Menos leis e mais @laaisx! Além disso, você não vai lembrar delas, portanto aposte no seu argumento, na sua opinião sobre o tema. Será que somente o acesso à educação garantirá a inclusão?

Espero ter ajudado!
#40539
Jaklyni escreveu:Oi, @laaisx! Vou fazer alguns apontamentos.

Introdução
Segundo a Constituição Brasileira de 1988, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo de toda a vida. No entanto, percebe-se os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente a lenta conscientização do direito da comunidade surda à educação, bem como a ausência de responsabilidade política.

Comentário: Você usou um repertório legítimo para embasar seu argumento, mas faltou contextualizar um pouco mais a questão. Quais os desafios dos surdos no Brasil? A inclusão social e o acesso à Língua Brasileira de Sinais.

Desenvolvimento 1
A princípio, um dos desafios da formação educacional dos surdos no país é a lenta conscientização acerca do seu direito à educação. A comunidade surda só começou a ter acesso ao ensino escolar durante o Brasil Império [1], quando, no ano de 1857 foi criada a primeira escola para meninos surdos. Assim, a conscientização referente a esse direito de pessoas com perda auditiva foi tardia, o que prejudicou o desenvolvimento educacional dessa parcela da população. Além disso, foi apenas em 2015 que a lei brasileira[2] passou a assegurar a educação como direito à pessoa surda e ao [3]sistema educacional inclusivo com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras); [4] um grande feito, porém tardio.[5]

[1] Brasil Império ou período imperial.
[2] Sugiro usar letra minúscula.
[3] Ausência de paralelismo.
[4] Substituir pelo ponto final e fazer as devidas adaptações. Pode reescrever assim: "Um grande marco para a comunidade surda, porém um progresso lento".

[5] Evite a repetição de palavras.
Comentário: Temos um problema de coerência. Você mencionou que a partir de 2015 que a lei brasileira passou a assegurar a educação aos surdos, no entanto, a Lei 10.436, de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Além disso, existe o Decreto 5.626, de 2005, que regulamenta a educação de Libras. Então, tome cuidado quando for mencionar datas e leis que tratam sobre o tema.


Desenvolvimento 2
Ademais, outro desafio da[6] formação educativa dos surdos é a ausência de responsabilidade política no que diz respeito à prática do direito assegurado no papel. Apesar da Lei nº 13.146, de 2015, [7] dizer que é dever do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de negligência e discriminação, isso não é visto na prática. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número de matrículas de surdos na educação básica e educação especial diminuiu entre os anos de 2015 (ano da Lei nº 13.146)[8] e 2016, o que indica uma ineficácia do Estado em realmente garantir a educação da comunidade surda. Dessa forma, a ausência de comprometimento político contribui para a perpetuação das dificuldades do ensino das pessoas com perda auditiva.

[6] Não é necessário preposição "a".
[7] Deve colocar o ano da lei.
[8] Desnecessário.

Comentário: Você colocou o foco nas leis e em dados estatísticos. Na hora da redação vai lembrar de todas elas? Acho que não. Cadê o seu posicionamento? O ideal mencionar um dado que você lembrar e se posicionar, contextualizar, com suas palavras, e argumentar. O Estado deve assegurar somente a educação? E a inclusão social? E o mercado de trabalho?

Conclusão
Portanto, são necessárias medidas estratégicas para mudar o cenário atual. Com o objetivo de vencer os desafios para a formação educacional [10] da população surda no Brasil (Efeito/Finalidade), o Ministério da Educação (Agente), órgão responsável pelo ensino no país (Detalhamento), deve promover e garantir o sistema educacional inclusivo (Ação) por meio de investimentos financeiros (Meio/Modo) e pela[ 11] oferta do ensino de Libras em escolas bilíngues ou inclusivas, bem como o Poder Judiciário (Agente) deve fiscalizar o cumprimento da lei referente ao direito educacional da comunidade surda. Dessa forma, os brasileiros surdos terão sua formação escolar garantida e de qualidade, pois, como disse Padre Antônio Vieira: “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor".

[10] Evite repetir esses termos: "desafios da formação educacional". Pode reescrever assim: "Com o objetivo de fomentar a acessibilidade e a inclusão social da população surda no Brasil".
[11] Ausência de paralelismo sintático.

Comentário: Acredito que trouxe todos os elementos exigidos. Menos leis e mais @laaisx! Além disso, você não vai lembrar delas, portanto aposte no seu argumento, na sua opinião sobre o tema. Será que somente o acesso à educação garantirá a inclusão?

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Taissa19 , eu corrigi essa já, mas peguei […]

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