É relevante abordar, primeiramente, que a formação profissional é voltada às classes menos favorecidas desde as suas origens, estabelecendo-se uma nítida distinção daqueles que compunham a educação propedêutica e, consequentemente, uma estrutura dual escolar que transcende até os dias de hoje, vista por Nosella (1995) como modo capitalista de produção. Sendo assim, o trabalho - frequentemente agregado ao esforço manual - acabou se associando culturalmente à pobreza.
Paralelo a isso, vale também ressaltar que com a modernização do Brasil o fortalecimento da formação de trabalhadores faz-se necessário, no entanto, a carência de estatísticas oficiais ainda é um fator que suprime lacunas consideráveis de informações de EP. Ainda que as contagens existentes mostrem que apenas 14% da parcela estudantil brasileira está matriculada em cursos técnicos, subsiste a insuficiência para constatar o cenário educacional tecnológico brasileiro como um todo. Essa dinâmica da ineficiência estatal abrange também a formação pedagógica, tendo em vista o despreparo docente em abordar questões profícuas para a criação de um cidadão.
Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da EPT é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Urge, portanto, contagens ajustadas á complexidade da EP para o acompanhamento avaliativo das políticas educacionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.