Por juvitsf
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Dados do Inep mostram que foram feitas mais de 25 milhões de matrículas de surdos na Educação Básica em 2012. Embora seja uma conquista, o problema da educação dos surdos continua presente, visto que ainda há grande exclusão deles nas escolas. Dessa forma, em razão da falta de debate e da lacuna educacional, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a educação dos surdos, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua solução mais dificultada.
Em segundo plano, outra causa para a solução do problema é a base educacional lacunar. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange à educação dos surdos, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de resolver esse problema, visto que não tem trazido esse conteúdo para a sala de aula.
Portanto, uma intervenção faz-necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversas e debates sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e surdos. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância da educação dos surdos e se tornem atuantes na busca de resoluções. A partir dessas informações, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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