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Por maihsr
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A obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, descreve uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e dificuldades. Entretanto, a realidade que se observa no cenário hodierno brasileiro, revela-se contrastante ao enredo de More, uma vez que o difícil acesso a educação para jovens e adultos, ainda que tardia, denota-se como um problema recorrente na atualidade. Tal cenário antagônico, se dá tanto pela negligência estatal, quanto pela escassez midiática. Com isso, se faz necessário dialogar acerca desses aspectos, a fim da significativa melhora educacional no que tange à parcela populacional desprovida do acesso ao ensino fundamental.
Precipuamente, é importante ressaltar a insuficiência governamental relacionada ao estigma acadêmico, visto que garantir o acesso e a permanência ao ensino fundamental é uma obrigação do Estado, prevista no artigo 208 da carta magna de 1988. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto, "Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do coletivo, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Logo, se faz inadmissível que esse panorama continue a perdurar no país.
Ademais, é imperativo pontuar a insuficiente distribuição de informações acerca da problemática e da importância da concretização educacional de jovens e adultos. Para Émile Dukheim, um indivíduo só pode agir à medida que estiver a par das notícias que o cercam. A partir disso, entende-se a necessidade de melhorias nos meios comunicativos, uma vez que a Constituição Federal, promulgada em 1988, garante acesso aos veículos de comunicação a todo cidadão, previsto no artigo 5. Conforme o filósofo Zygmunt Bauman, uma sociedade não pode esperar encontrar respostas, caso, esta, não possua o benefício de questionar. Desse modo, é inegável a existência de certa alienação por parte do corpo social, no que tange à busca por conhecimento.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Destarte, com o intuito de mitigar os desafios para a educação de jovens e adultos no país necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio dos setores governamentais responsáveis, será convertido em campanhas educativas, juntamente à inserção de informações/instruções, principalmente, nos meios comunicativos. Dessa forma, visa conscientizar a coletividade sobre a necessidade do estudo em todas as idades e, outrossim, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da decadência educacional e o corpo social se aproximará, cada vez mais, da Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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