Avatar do usuário
Por arminarlert
Quantidade de postagens
#124563
É notório que muitas pessoas, principalmente pessoas de cor e marginalizadas, sofrem com a desigualdade social que as afeta em diversos âmbitos, sendo um problema não só local, mas também global. Dentre outros fatores, destaca-se a dificuldade de acessibilidade e as deficiências do sistema educacional, visto que as carências de infraestrutura — que vão desde problemas de amplitude até os custos dos equipamentos — podem afetar ainda mais negativamente os já desfavorecidos.
Isso posto, segundo Pierre Lévy, um filósofo francês que diz que: "toda nova tecnologia amplia a lacuna entre os privilegiados e os excluídos", os impasses da desigualdade tecnológica em relação à acessibilidade prejudicam negativamente o crescimento econômico e social, já que retarda a inclusão desse grupo na sociedade. :D Concomitantemente, ainda que a Constituição garanta os direitos sociais a todos os cidadãos, como diz a citação do escritor George Orwell: "Todos são iguais, mas alguns são mais do que os outros", a exclusão digital se vê perceptível em comunidades quilombolas, indígenas ou grupos sub-representados — como comunidades em favelas, por exemplo —, o que só comprova que a desigualdade tecnológica está profundamente interligada com os preconceitos, sejam eles raciais, econômicos ou culturais.
Ademais, ressalta o enfraquecimento do Estado em relação a políticas públicas que visam a integração de programas educacionais que ajudem pessoas que são vítimas do abismo social — estas que, segundo a Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung (FES), são mulheres negras e povos indígenas — na utilização de novas tecnologias, pois consoante a Constituição Federal de 1988, do artigo 6. °, é dever do Estado o direito ao acesso à educação e aos direitos sociais. Acrescenta-se também a pesquisa do IBGE, onde diz que o acesso à rede mundial dos computadores cresce conforme aumenta o grau de escolaridade e de renda.
Dito isso, é dever do Estado investir em infraestrutura de qualidade, garantindo que toda a população de todas as áreas, desde as rurais e remotas até as urbanas, tenham acesso fácil a tecnologia e habilidades técnicas. Bem como também políticas públicas e alternativas que incluam pessoas de baixa renda e que vivem na margem social em uma cultura tecnológica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
99 Exibições
por mrrballgirl
0 Respostas 
101 Exibições
por a655790i
0 Respostas 
50 Exibições
por Nando132
0 Respostas 
63 Exibições
por Pedro344
0 Respostas 
32 Exibições
por nattalinhaa
1 Respostas 
62 Exibições
por lariper
0 Respostas 
33 Exibições
por FerreiraRay
2 Respostas 
251 Exibições
por GustavoLage
0 Respostas 
1163 Exibições
por Daniel20099
0 Respostas 
23 Exibições
por Pedroth32

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM