Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a ineficiência governamental é um fator de problema. Acerca disso, para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quando se trata de democratizar o acesso à internet no país, visto que, poucas são as verbas destinadas à compra de aparelhos e à instalação de redes em comunidades mais carentes, que costumam ser alvo dessa carência de acesso às tecnologias mais recentes. Assim, para tal bem-estar ser usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Além disso, outro fator de influenciador é a ignorância da população acerca do problema. Nessa perspectiva, Durkeim afirma que "o indivíduo só poderá agir na medida em que conhecer o contexto em que está inserido". Porém, muitas pessoas desconhecem os benefícios que o uso da internet traz, visto que, de acordo com um estudo do Instituto Locomotivas e da empresa PwC, grande parte da população que encontra empecilhos para ter acesso às redes compreende os indivíduos de classes sociais mais baixas, com pouco conhecimento de seus direitos, o que os inviabiliza nessa luta por melhorias. Assim, é preciso trabalhar para combater a falta de conhecimento sobre o problema e superá-lo.
Portanto, faz-se necessário uma intervenção. Para isso, o governo federal deve criar um projeto de lei, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, a fim de arrecadar e destinar verbas para compra de aparelhos eletrônicos e instalações de rede em comunidades carentes do país. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de informação da população, criando sites informativos com tutoriais de uso sobre a internet. Somente assim, podemos assegurar a igualdade prevista na Constituição de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.