É indubitável, nesse sentido, que a desinformação está na base da questão. Durkheim afirma que "o indivíduo só poderá agir na medida em que conhecer o contexto em que está inserido". Porém, muitas pessoas ainda desconhecem a necessidade de consumir com consciência, visto que a maio parte da população faz o uso descontrolado de produtos e serviços, causando problemas como grande acumulo de lixo.
Além disso, outro fator influenciador é a influência da família. Para Talcott Parson, a família dá início à formação do indivíduo, que vai exercer papeis fundamentais na sociedade. Todavia, tal formação, muitas vezes, é falha para a construção do consumo consciente, visto que as crianças que crescem em um ambiente onde consumir com consciência não é priorizado, podem desenvolver os mesmos hábitos quando adulta, dando continuidade a esse ciclo.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Para isso, redes de mídia e massa, devem criar campanhas sobre a importância do consumo consciente, por meio de campanhas publicitárias, a fim de reverter a falta de conhecimento da população. tal ação pode, ainda, contar com distribuição de materiais complementares. Paralelamente, é preciso intervir sobre a formação familiar presente na questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.