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#52252
Em busca da liberdade

a leitura é essencial para toda a população e mesmo assim nem todos tiveram acesso a esse aprendizado, assim como a personagem Liesel Meminger de "A menina que roubava livros", com 11 anos ela ainda não sabia ler nada e quando mudou-se para a casa de seus pais adotivos e começou a frequentar a escola teve que ser inserida em uma turma de alunos muito abaixo de sua idade como consequência disso.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje 11 milhões de pessoas são analfabetas e o caminho para reverter essa situação é bem longo já que existem vários fatores que impedem essa alfabetização, como a situação econômica que leva as crianças e jovens a sair das escolas para trabalhar e ajudar seus pais a manterem a casa, a maioria nunca volta as salas de aula. Outra causa é a falta de acesso à instituições educacionais perto de casa, pois em muitas periferias e zonas rurais não tem escolas seja pela falta de segurança ou falta de investimentos nesses locais menos favoráveis.

Epicteto uma vez que "Só educação liberta" e para esses milhões de seres humanos serem libertados é preciso que mais escolas sejam implantadas em todas as regiões para que todos tenham uma oportunidade de ter uma educação de qualidade sempre por perto. A criação de um auxílio estudantil é também de extrema importância pois tendo uma renda a mais o abandono escolar não será necessário em várias famílias. Já existe um projeto excelente que garante o aprendizado a jovens e adultos, o EJA, ele já ajudou diversas pessoas e com mais atenção e investimento poderá estar alfabetizando e formando muito mais pessoas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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