Destaca-se que o método aplicado na maioria das instituições de ensino do país não é eficiente para formar jovens e crianças leitores. O letramento, na maior parte das escolas, não é adequado, uma vez que se dá de modo mecânico, sendo não atrativo para as crianças. Logo, os direitos dos cidadãos de possuir uma educação de qualidade, previsto na Constituição vigente, não é plenamente efetivado.
Contudo, analisa-se que a falta de estímulo por parte da família afeta negativamente no processo de alfabetização infantil, pois, em muitos lares, as crianças não têm contato com livros, e consequentemente não reconhecem a importância de saber ler e escrever, sendo assim, desencorajados a aprender tais habilidades.
No filme "Mãos Talentosas", o personagem Ben, ao ser motivado pela mãe a ler livros e estudar, superou dificuldades que tinha em desenvolver a leitura e passou a ser um grande leitor. Diante disso, é notório que o incentivo à leitura no núcleo familiar contribui para o sucesso da alfabetização na infância.
No entanto, cabe ao Ministério da Educação, promover o letramento infantil de forma mais dinâmica e aprofundada, com o desenvolvimento de atividades que coloquem o aluno como foco do aprendizado, a fim de tornar o ensino mais adequado e, assim, garantir aos cidadãos o direito à educação de acordo com a Constituição Federal vigente. Outrossim, é dever das famílias incentivar os filhos a aprenderem a ler e a escrever, a partir da adoção de práticas estimulantes, como contar histórias de livros, para contribuir para o sucesso da alfabetização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada