Por Thalycia
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As habilidades de ler e escrever permite às crianças a capacidade de interpretação, comunicação e uma maior autonomia. Apesar dessa significativa importância, a alfabetização infantil no Brasil ainda é deficitária. Essa realidade preocupante se dá pela maneira defasada do processo de letramento e pela falta de estímulo no ambiente familiar.
Destaca-se que o método aplicado na maioria das instituições de ensino do país não é eficiente para formar jovens e crianças leitores. O letramento, na maior parte das escolas, não é adequado, uma vez que se dá de modo mecânico, sendo não atrativo para as crianças. Logo, os direitos dos cidadãos de possuir uma educação de qualidade, previsto na Constituição vigente, não é plenamente efetivado.
Contudo, analisa-se que a falta de estímulo por parte da família afeta negativamente no processo de alfabetização infantil, pois, em muitos lares, as crianças não têm contato com livros, e consequentemente não reconhecem a importância de saber ler e escrever, sendo assim, desencorajados a aprender tais habilidades.
No filme "Mãos Talentosas", o personagem Ben, ao ser motivado pela mãe a ler livros e estudar, superou dificuldades que tinha em desenvolver a leitura e passou a ser um grande leitor. Diante disso, é notório que o incentivo à leitura no núcleo familiar contribui para o sucesso da alfabetização na infância.
No entanto, cabe ao Ministério da Educação, promover o letramento infantil de forma mais dinâmica e aprofundada, com o desenvolvimento de atividades que coloquem o aluno como foco do aprendizado, a fim de tornar o ensino mais adequado e, assim, garantir aos cidadãos o direito à educação de acordo com a Constituição Federal vigente. Outrossim, é dever das famílias incentivar os filhos a aprenderem a ler e a escrever, a partir da adoção de práticas estimulantes, como contar histórias de livros, para contribuir para o sucesso da alfabetização.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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