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#49734
Segundo o Pnad Contínua, 11 milhões de brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos. Diante disso, é possível ver que o processo de alfabetização no Brasil encontra desafios dentro do país, onde não ocorre de maneira plena e efetiva. Dito isso, cabe apontar tais obstáculos: descaso governamental e falta de incentivo à leitura.

De início, é válido destacar que o governo apresenta certa negligência com a educação brasileira, o que afeta no processo de alfabetização. Sobre isso, no documentário "Para o Sol Nascer Feliz", é mostrada a realidade de muitas escolas públicas, que, por falta de investimento do Estado, possuem uma infraestrutura precária. Nessa perspectiva, o ensino acaba por ser impactado, pois sem materiais básicos e um ambiente confortável, fica muito mais difícil de lecionar de modo eficaz. Dessa maneira, o processo de alfabetização é atrapalhado e as estatísticas analfabetismo no país crescem.

Além disso, o não incentivo à leitura desde o ensino básico é um obstáculo para uma alfabetização adequada. Acerca disso, de acordo com a Avaliação Nacional de Alfabetização, 34% das crianças que chegam ao fim do 3 ano não têm um nível suficiente de leitura e escrita. Em razão disso, o analfabetismo funcional, que se define por uma incapacidade de interpretar textos e problemas matemáticos básicos (mesmo a pessoa sabendo ler e escrever), tem maior tendência de ocorrer, visto que uma de suas principais causas é a falta de estímulos a leitura. Logo, é inadmissível que tal situação continue.

Portanto, medidas urgentes são necessárias a fim de resolver os desafios no processo de alfabetização. Para isso, o Estado deve, por meio de verbas governamentais, investir fortemente na educação pública e em campanhas para disseminar a leitura entre os alunos. Tal ação contará com a participação dos estudantes, que darão sugestões sobre que tipo de livros gostariam de ter nas bibliotecas escolares. Assim, o processo de alfabetização brasileiro ficará mais fortalecido e poderá formar cidadãos com plena capacidade de ler e escrever.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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vittorzao EduardoHh anaagomide

@GlendaMorais obrigada!💓

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