Por Guillerme
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#43334
Na Constituição Nacional, há à LEI Nº 13.344, que enfrenta o delito do tráfico de pessoas. Contudo, nota-se que essa lei não é o suficiente para a resolução do problema, visto que, existe a pertinência dos desafios no combate do tráfico de pessoas no Brasil. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema complexo, que se enraíza a falta de debate sobre esse empasse e no desfoque de pessoas que apresentam o perfil das vítimas do tráfico.

Em primeira análise, vê-se que a ausência de diálogo sobre o tráfico dificulta, de maneira significativa, o seu combate. Uma vez que, segundo a Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas, o ato da troca de ideias sobre o revés é uma forma de solução. Entende-se, então, que o debate público seria uma alternativa para a diminuição de desafios no combate ao contrabando de seres-humanos brasileiros. Pois, logo que identificado o problema, medidas mais eficazes de prevenção e de combate contra o tráfico humano seriam melhor analisados e praticados, diminuindo o tráfico de pessoas no território nacional.

Ademais, faz-se necessário de que haja uma maior atenção nas vítimas que apresentam o perfil de pessoas traficadas. De acordo com o Ministério da Justiça, mulheres entre 18 e 25 anos crianças e adolescentes e pessoas de carente situação econômica estão entre os que mais são contrabandeados no Brasil. Isso significa que é possível barrar esse delito com formas de prevenção; como a educação, no caso de crianças e adolescentes. Fazendo uma alusão ao pensador Kant, que deixou a reflexão de que o ser-humano é fruto da educação que teve. Visto a importância do foco e no debate com o certo grupo de pessoas, que às vezes, não recebem a devida atenção.

Portando, entende-se a carência de meios para acabar com os desafios no combate do tráfico humano brasileiro. Nesse sentido, deseja-se a intervenção do Estado, juntamente com as prefeituras, para organização de palestras e campanhas midiáticas sobre maneiras de prevenção ao tráfico de pessoas. Essas palestras devem acontecer em locais públicos - principalmente em escolas - para o alcance de pessoas que se encaixem no perfil de vítimas, resolvendo também a falta de debate entre os cidadãos. Assim, por meio da conscientização. haverá uma queda brusca no percentual de pessoas traficadas no Brasil, promovendo o que não foi possível somente com o vigor da LEI N° 13.344.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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