Primordialmente a tecnologia durante o conflito militar de 1939 foi feita, de fato, para espionagem e decodificação de mensagens nazistas, paralelamente a essa bagagem a necessidade de armazenamento de dados em massa de maneira fácil e rápida e sem outras preocupações agravou a falta de segurança eletrônica. Segundo a empresa que representa Microsoft, a BSA, o Brasil se encontra em último lugar entre os 24 pesquisados em termos de tecnologia e segurança tecnológica.
Ademais, a falta de educação digital das pessoas que não sabem a dimensão do poder de seus dispositivos e da quantidade de informação que pode ser extraída dos mesmos é frequente. Como já dizia o matemático Hobbes "O homem é o lobo do próprio homem".
Portanto, é mister que o estado tome providências para que seja possível superar a fragilidade digital no Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Invasões deve fazer um projeto de lei atualizado para a criação de um nível mínimo de segurança em redes públicas e este será enviado a câmera de deputados, além de se promover campanhas de educação tecnológica. Espera-se com essa medida que se possa resolver os desafios em relação ao combate aos crimes cibernéticos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.