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Por Thathaa
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Há 500 anos, o tabaco foi descoberto pelos índios, os quais utilizavam desta planta para fins medicinais e rituais religiosos. Entretanto, ao decorrer dos anos a negatividade do tabaco foi crescendo cada vez mais. Dessa forma, em razão da influência familiar e da má influência midiática, emerge um problema desafiador, que precisa ser revertido.

Em primeiro plano, a influência da família é uma causa latente do problema. Segundo Talcott Parsons, "A família é uma máquina que produz personalidades humanas". Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange à questão do combate ao tabagismo entre jovens brasileiros, verifica-se que as famílias não tem sido suficiente para sua resolução, uma vez que não informam seus filhos sobre as consequências das drogas lícitas no organismo, como o cigarro.

Em segundo plano, outra causa é a má influência midiática. Segundo Pierre Bourdieu, "Aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertida em mecanismo de opressão simbólica". Dessa maneira, nota-se que a função das mídias é garantir o acesso à informações sobre diversos assuntos, mas isso é censurado. Ademais, é possível analisar em filmes e novelas a manipulação agradável do produto influenciando a população a utilizá-lo.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Portanto, é preciso intervir sobre o problema. Para isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura deve desenvolver programas, por meio de palestras, debates e atividades lúdicas ao combate do tabagismo na contemporaneidade, a fim de que mais pessoas compreendam essa questão e se tornem cidadãos mais atuantes. Tal ação, poderá contar com a contribuição das mídias. Outrossim, como o filósofo Sartre defende as pessoas poderão escolher seu modo de agir, pois estes são livres e responsáveis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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