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#43916
Dados da OMS mostram que 1,8 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos já experimentou cigarro. Nesse sentido, esse número demonstra que o problema dos desafios no combate ao tabagismo entre jovens brasileiros continua presente, visto que é um tema pouco explorado pela sociedade. Dessa forma, em razão da invisibilização e da lacuna educacional, emerge um problema complexo, que precisa ser resolvido.
Primeiramente, é preciso salientar que a falta de debate é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se um aumento nas vendas de cigarro por meio das indústrias tabagistas, aumentando assim seus lucros. Por conseguinte, ocorre o silenciamento, o que ocasiona a falta de conhecimento da população sobre o combate ao tabagismo entre jovens brasileiros, tornando sua resolução mais dificultada.
Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma educação lacunar. No que tange ao combate ao tabagismo entre jovens brasileiros, verifica-se uma falta de diálogo, a respeito do tema, entre alunos e docentes, para que fique claro como devemos reverter e prevenir esse problema, visto que os colégios não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com as prefeituras, promovam um espaço para rodas de conversas e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e jovens reabilitados. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate ao tabagismo entre jovens brasileiros e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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