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Por Taissa19
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Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,8 milhões de adolescentes, ou seja, 18,5% dos jovens entre 12 e 17 anos já provou cigarro ao menos uma vez. Não obstante, o combate ao tabagismo leva tempo para ser efetuado. Dessa forma, em razão do consumo nocivo e do vício ao tabagismo, emerge um problema grave, que precisa ser combatido.
Antes de tudo, é preciso destacar que a falta de conscientização é uma causa encoberta no problema. Segundo Lair Ribeiro, "aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença". Somente no Brasil, são 200 mil mortes anuais causadas pelo uso do tabaco.
Em segundo plano, as doenças mais comuns relacionadas ao uso do cigarro são: câncer (principalmente de pulmão, boca e faringe), problemas cardiovasculares (infarto), hipertensão, aneurismas cerebrais e entre outros. De acordo com Kant, "o ser humano é resultado da educação que teve", sob essa lógica, há um problema social, pois a maioria dos fumantes inicia o consumo de forma recreativa, sob influência de alguém, principalmente na adolescência.
Portanto, uma intervenção na educação e na informação pública é necessária. Para isso é preciso de ações preventivas para o controle do tabaco como no ambiente escolar, a fim de formar cidadãos críticos com capacidade de formar escolhas conscientes. Também é de extrema importância instituir leis que proíbam o uso de tabaco em locais públicos e fechados. A partir de ações como essas, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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