Primeiramente, é preciso salientar que, a falta de debate amplo sobre essa doença é uma causa latente do problema. A respeito disso, segundo Foucalt , há temas que são invisibilizados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, verifica-se que o silêncio mediático em torno do tabagismo mantém a estrutura de poder das empresas que lucram com este vício, o que contribui com a falta de conhecimento da população jovem,tornando seu combate mais desafiador.
Em segundo plano,há outra causa para a configuração da questão: a negligência escolar.Nessa perspectiva, Kant-famoso pensador-defende que o homem é resultado da educação que teve. Sobre essa lógica, se há um problema social, há irresponsabilidade nas escolas, onde falta uma abordagem dos riscos que o tabagismo traz para a saúde-e,por consequência, para a vida-dos jovens. Assim, a insenção educacional de responsabilidade sobre o tema é um desafio.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso,é preciso que as escolas criem uma semana para rodas de conversa sobre o tabagismo entre jovens, por meio da mediação de médicos e psicólogos,a fim de quebrar o silenciamento em torno do tema. Tal ação deve ser aberta à comunidade-para que a escola cumpra seu papel social-e acompanhar material impresso para os alunos levarem para casa. A partir disso,poderá se consolidar uma geração mais saudável, e os Dados do Ministério da Saúde poderão ser revertidos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.