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#55300
Na novela "O Outro Lado do Paraíso", é retratada a história da adolescente Luíza, que, quando criança, sofreu abusos sexuais do seu padrasto, os quais provocaram um grave problema de convívio social nela. Fora da ficção, verifica-se que, no Brasil, esse tipo de agressão é notório, evidenciado a existência de desafios para inibir essa problemática. Desse modo, pode-se dizer que isso ocorre pela escassez de informação social e pela falta de projetos governamentais de combate ao problema.
Em primeiro lugar, convém ressaltar que, no Brasil, não existe uma problematização chamativa dos crimes de abuso sexual infantil como deveria. Segundo a Constituição Federal, é dever da sociedade - civil e estatal- assegurar as crianças o direito à vida, liberdade e ao respeito. Contudo, observa-se que essa legislação não é seguida por muitas pessoas, haja vista a violência sexual praticada e omissa, a qual não é questionada como deveria no meio social. Diante desse fato angustiante, medidas são necessárias para sanar essa problemática na vida das crianças.
Além disso, cabe ressaltar que o abuso sexual infantil é um estigma na sociedade brasileira e a escola tem papel fundamental- na identificação e no seu combate. Como dizia a educadora americana Claire Fagin,"O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer diferença". Nesse contexto, vê-se que discutir sobre os parâmetros dos abusos sexuais pode amenizar os casos de violência contra crianças, pois elas saberão a importância de dialogar com adultos quando sofrerem alguma ameaça. No entanto, a nação brasileira ainda interpreta esse tipo de abordagem como um escape para a erotização precoce dos infantes, o que prejudica a comunicação social. Desse modo, se faz necessário que escolas debatem sobre o abuso infantil para identificar essa inconveniente situação.
Enfim, com o empenho do Governo Federal , e das escolas conscientizando a população sobre o abuso sexual infantil terá uma diminuição nos casos relatados e assim assegurando a integridade física e psicológica das crianças brasileiras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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