• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#66211
É de conhecimento geral que um abuso sexual na infância pode afetar de forma grave a mente de uma criança-mente essa que está em formação ainda-, e todos os diversos problemas acerca do processo de denúncia e combate.
Tendo em vista que, segundo dados, a maior parte dos abusadores são familiares ou pessoas próximas da vítima, o ato de denunciar fica cada vez mais complicado, seja por medo ou por vergonha. As dificuldades no combate são inúmeras, principalmente em relação à justiça, e aqui no Brasil a situação fica cada vez mais difícil. A falta de conversa sobre o assunto em escolas e em casa, é também um fator que dificulta, pois, uma criança ao não ser ensinada sobre algo, pode achar normal que aquilo aconteça, já que não foi instruída a denunciar, dificultando ainda mais o combate.
No filme "Miss Violence" é retratada a história de uma família onde o patriarca da família abusa de sua filha mais velha e fruto dos abusos são geradas 4 crianças, que, no décimo primeiro aniversário, são levadas para serem prostituídas e abusadas, tudo com conhecimento e ajuda do pai. Na obra, não existe nenhuma tentativa de combate, nem por parte da justiça e nem da família, fazendo com que, a segunda filha mais velha tire sua própria vida ao completar onze anos.
Notar os hábitos e reações de uma criança com determinada pessoa e procurar entender o motivo de tais ações, é a peça chave para descobrir se está acontecendo algum abuso, e assim, poder tomar as medidas corretas em relação a um crime.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#67747
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu Artigo 6°, o direito a proteção à infância, inerente a todas as crianças. No entanto, tal prerrogativa se mostra insuficiente no combate ao abuso sexual infantil no Brasil. Dessa forma, em razão do silenciamento e da insuficiência legislativa, a problemática ainda se faz presente na nossa sociedade.
Primeiramente, deve-se ressaltar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo o filósofo francês Michel Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o abuso sexual infantil no Brasil, o que contribui para a desinformação da população e dificulta a resolução do problema.
Em paralelo, é preciso salientar a insuficiência legislativa como outra grande causa para a prática sexual com crianças. De acordo com o filósofo John Locke: "Onde não há lei, não há liberdade". Partindo desse pressuposto, pode-se observar que as leis já criadas não são eficientes o bastante, pois milhares de crianças são abusadas e exploradas sexualmente na atualidade.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, promovam rodas de conversa e debates sobre como prevenir o abuso sexual infantil e como usar as leis existentes no combate a essa questão. Tais eventos podem ocorrer no contraturno, contando com a presença de policiais, médicos e psicólogos. Além disso, esses eventos podem ser abertos a comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância desse problema. Assim, as crianças terão sua infância protegida como prevê a Constituição Federal.
Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Emily Silva muito obrigada😃! Quando disse que […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM