Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#46791
O premiado filme "Preciosa", datado do ano de 2010, retrata a história de Claireece Jones, uma figura que, desde mais nova, é abusada sexualmente pelo próprio pai e acaba enfrentando uma gravidez de risco, o que dificulta as perspectivas de vida da personagem. Para além do viés cinematográfico, percebe-se que Preciosa não se atém apenas na ficção, mas também na realidade brasileira, tendo em vista o cenário de famílias que desconhecem sobre a ocorrência do abuso, e assim como, a omissão quando se é descoberto sobre esse crime.

Em primeira análise, é importante destacar que mediante ao fato de que os genitores tenham ocupações que consomem toda a sua atenção, acabam por não perceber os sinais que a criança demonstra de que algo errado está acontecendo com a mesma. Nesse contexto, de acordo com a Constituição Federal, no art. 227, determina que é dever da família, sociedade e Estado proteger e cuidar do menor de toda forma de negligência, violência e abuso sexual. Desse modo, é notório a importância da responsabilidade no que tange a proteção dos filhos, para que possa ser cumprido o que diz na lei.

Em segunda análise, vale ressaltar que à medida que se tem compreensão da gravidade do que está ocorrendo por sentimentos como medo e vergonha a mãe, na maioria dos casos, apela pela omissão ainda mais quando o agressor é alguém muito próximo. Sob essa conjectura, para James Baldwin, o confronto nem sempre traz uma solução para o problema, mas, enquanto não se enfrenta este empecilho não há solução. Infere-se então que é preciso vencer á barreira da apreensão e buscar pela justiça.

É necessário, portanto, medidas que realmente possam alterar esse quadro. Nesse contexto, cabe ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Educação realizar palestras nas escolas sobre como identificar os sinais de um suposto abuso, a fim de que os pais possam ficar alertados e saberem como agir mediante a isso. Ademais, nas classes infantis poderia ter como parte de aprendizagem livros didáticos que tem a finalidade de introduzir à criança sobre gestos e atitudes que são erradas, assim, quando elas estiverem em situações suspeitas saberão que aquilo não é normal e informarão aos responsáveis sobre o caso. E desta forma, as Preciosas brasileiras poderão ter uma infância saudável e segura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Na obra “Utopia”, do escritor ingl&eci[…]

A constituição de 1988, documento ju[…]

No que se refere o estigma associado as doen&ccedi[…]

Atualmente, na sociedade em que estamos inseridos,[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM